26/04/2022

Rede municipal de ensino adota livro para alunos do Pré-II

A rede municipal de ensino de Uberaba adotou, pela primeira vez, livros didáticos para os alunos de Pré-II, medida que tem por objetivo enriquecer a prática pedagógica em sala de aula. Os exemplares são distribuídos por meio do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD).

Intitulado “Mundo das Coisas - Educação Infantil”, o livro já está nas mãos de 2.542 alunos de 172 turmas da rede municipal de ensino, assim como de 180 estudantes de 12 turmas das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) parceiras do Governo Municipal, por meio da Secretaria de Educação de Uberaba (Semed).

Na rede, os alunos que receberam o livro estão matriculados em 32 Cemeis e 17 escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental, que ofertam turmas de Pré-II. Ao todo, 12 OSCs também adotaram a publicação.

A distribuição dos exemplares nas Unidades de Ensino foi antecedida de orientações da Semed, por meio da Diretoria de Ensino/Departamento de Educação Infantil, aos Cemeis, escolas e OSCs.

Entre as quais, que os livros devem ser utilizados como instrumentos que colaboram com a metodologia a ser implementada, ou seja, um material para enriquecer as ações pedagógicas. “Como todos os processos diários na Educação Infantil, o livro didático deve ser apresentado de forma lúdica e significativa”, orientou a Pasta.

Chefe do Departamento de Educação Infantil da Semed, Maria Aparecida de Jesus Tosta informou que o PNLD disponibiliza obras didáticas, pedagógicas e literárias, entre outros materiais de apoio à prática educativa, de forma sistemática, regular e gratuita, às escolas públicas de Educação Básica e também às instituições de Educação Infantil sem fins lucrativos, conveniadas com o Poder Público.