Portal do servidor

Portal do servidor

menu

25/10/2023

Saúde bucal fez mais de 153 mil atendimentos em 2023

Ao longo deste ano, as unidades básicas e matriciais de saúde de Uberaba registraram 152.175 atendimentos voltados à saúde bucal da população. Outros 3.521 acolhimentos foram registrados no Pronto Atendimento Adulto (UPA São Benedito). Os números são do Departamento de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde. 


Inaugurado em junho deste ano, o Pronto Atendimento Odontopediátrico da Prefeitura de Uberaba registrou mais de 1.500 atendimentos dentre traumas, curativos, selantes e restauração de ionômero. O serviço, que integra o Programa Saúde Avança Mais, tem acolhimento diário, sendo voltado para crianças e adolescentes até 13 anos.


Em Uberaba, os atendimentos odontológicos são ofertados nas UBSs, porta de entrada para os procedimentos simples e complexos. O paciente deve procurar a unidade mais próxima de sua residência para avaliação. Após a análise, será encaminhado para agendamento de acordo com as necessidades e a disponibilidade da agenda da unidade de saúde.


Modernização – O Município também adquiriu oito sensores para radiografia digital com a intenção de qualificar o serviço odontológico. A tecnologia, que começa a ser implantada, vai substituir os filmes radiográficos e capturar imagens digitais de melhor qualidade em alta definição, agilizando o diagnóstico e o atendimento.


Por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura também está apostando na institucionalização da estratégia do Tratamento Restaurador Atraumático, qualificando as equipes, para que o acesso da população aos serviços de saúde bucal seja ampliado. 
Já por meio do Programa Saúde na Escola, 36 mil alunos das redes pública municipal e estadual foram avaliados e aqueles que necessitam de tratamento encaminhados para atendimento. 


“As doenças bucais afetam muitas pessoas e costumam estar associadas a outros problemas graves de saúde. Essas doenças causam dor, desconforto, isolamento social, perda de autoconfiança e absenteísmo no trabalho ou na escola. Por isso, o dentista é tão importante na promoção da saúde e, principalmente, na qualidade de vida do indivíduo”, destacou a chefe do Departamento de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde, Márcia Helena Destro Nomelini. 

 

Secretaria Especial de Comunicação

VEJA TAMBÉM

CODIUB © 2022. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.