27/11/2023

Campanha do 'Laço Branco' mobiliza homens contra a violência doméstica

Em alusão ao Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres, celebrado em 6 de dezembro, a Prefeitura de Uberaba deu início à Campanha do Laço Branco a fim de sensibilizar o público masculino no combate à violência doméstica.  As ações se estendem até a próxima quarta-feira (6).

A Campanha, realizada em âmbito internacional, é promovida na cidade pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds). A programação envolve rodas de conversa com homens, capacitação e blitz de conscientização.

Nesta segunda-feira (27), acolhidos no Centro de Tratamento para Dependência Química (Centroherd) participaram de bate-papo acerca do tema, conduzido pelo assistente social do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Tutunas, Warles Rodrigues.

Na semana passada, o assunto foi abordado por psicólogos junto aos servidores da Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) e do Horto Municipal, vinculado à Secretaria de Meio Ambiente (Semam). Ao longo dos encontros, são tratados temas como violência contra a mulher, seja física ou psicológica, estereótipos culturais e relações familiares.

"Nestes espaços, buscamos desenvolver um trabalho preventivo junto ao público masculino e sensibilizá-los quanto à importância de fazerem parte dessa luta. Mais do que isso, buscamos mostrar aos homens que o comportamento machista é prejudicial tanto para eles quanto para as mulheres", afirmou a coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, Anna Maia Jampaulo.

Na próxima quinta-feira (30), às 13h, na Casa dos Conselhos, a roda de conversa será com alunos dos cursos de Psicologia e de Medicina da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Na oportunidade, serão abordados o papel do homem na causa e o serviço prestado pelo Centro Integrado da Mulher (CIM), porta de entrada para casos de violência doméstica no Município.

As atividades abrangem, ainda, capacitação para guardas civis municipais acerca da abordagem correta em situações de agressão à mulher e questões específicas da Lei Maria da Penha. A formação está marcada para o dia 5 de dezembro, às 9h, também na Casa dos Conselhos.

A programação será encerrada na data de 6 de dezembro, Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres, com blitz de conscientização na Praça Rui Barbosa, no Centro, a partir das 9h.