11/04/2022

Feira do Produtor é aberta com programação semanal

Aberta, oficialmente, no sábado (9), a Feira do Produtor. A iniciativa do Governo Municipal, por meio da Secretaria do Agronegócio (Sagri) e Sindicato Rural de Uberaba vai acontecer semanalmente, sempre aos sábados, das 7h às 12h, na Unidade da Ceasa.

Esta primeira edição, na retomada da Feira do Produtor, reuniu 28 expositores, entre produtores de hortaliças, inclusive orgânicas, produtores de doces, queijos, cachaças, mel, carnes e chopp. Teve ainda a linha de artesanato e praça de alimentação pelo sistema food truck.

A prefeita Elisa Araújo, em sua visita à feira, fez questão de cumprimentar todos os participantes. Na ocasião ela anunciou a liberação do primeiro selo da Agricultura Familiar em Uberaba, concedido ao frango caipira São Basílio, e acrescentou que a intenção é de ampliar esta conquista, assim como obter o certificado de selo orgânico, processo já em estágio avançado no Município. A prefeita também destacou a importância do Censo Rural que possibilitará ao Governo Municipal adotar políticas públicas ainda mais eficientes e, por fim, anunciou uma novidade que poderá revolucionar a conservação das estradas por meio do uso do fosfogesso. “Os estudos estão adiantados entre parceiros e, em breve, serão feitos os primeiros testes”, informou Elisa.

O presidente do Sindicato Rural, Gilberto Dias, falou do empenho da sua equipe na realização da feira, cujo modelo foi importado de Maringá (PR). Já o gerente regional da Emater, Diego Rezende, destacou que a feira é reflexo do trabalho em parceria e que os capítulos desta história vão longe. Por sua vez, o presidente da Horvagra, Sérgio Nepomuceno, agradeceu a adesão dos produtores e conclamou o grupo a promover preços atrativos, garantindo mais uma fonte de renda, agora aos sábados.

O titular do Agronegócio, José Geraldo Borges Celani, avaliou como positiva a primeira edição da Feira do Produtor. “Entendo que a Ceasa é o local adequado, com área coberta e amplo estacionamento. Os produtores e expositores aderiram à proposta. Agora é atrair mais e mais consumidores, tornando um hábito da população ir aos sábados na Feira do Produtor, inclusive, para passear com a família”, disse. Ressaltou também que feira é uma oportunidade para o cidadão ouvir uma boa música, manter aquele bate-papo descontraído e ainda com espaço reservado para recreação das crianças.

A mostra foi prestigiada pelo presidente da Câmara, o vereador Ismar Marão, e os vereadores Tulio Michele e Elias Divino.