31/07/2023

JEMG reúne 6.400 estudantes-atletas em Uberaba

Uberaba vai sediar, de 1° a 6 de agosto, a etapa estadual dos Jogos Escolares de Minas Gerais - JEMG 2023, competição classificatória para os Jogos Escolares da Juventude. A abertura do evento está marcada para as 19h de quarta-feira (2), no Parque Fernando Costa. Durante os jogos, 6.408 estudantes-atletas, com idades entre 12 e 17 anos, de 1.012 escolas públicas e privadas de 277 municípios mineiros participam das modalidades de atletismo, badminton, basquetebol, ciclismo, futsal, handebol, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez. A delegação de Uberaba é composta de 300 estudantes-atletas.

As 1.200 disputas da fase final da competição que tem se tornado o maior evento esportivo-social do País acontecerão entre os dias 2 e 6, em 16 espaços esportivos da cidade. Na Arena Funel, serão realizadas as competições de handebol e natação; no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), judô; e no Colégio Marista, tênis de mesa. No Complexo Esportivo Prof. Murilo Pacheco de Menezes, no Jockey Club Uberaba e na Resenha Arena Beach Uberaba acontecem as disputas de vôlei de praia; no Conselho Afro e Escola Estadual Santa Terezinha, badminton; na Escola Municipal Urbana Frei Eugênio, taekwondo e karatê; e na Fundação de Ensino Técnico Intensivo (FETI), xadrez. O ginásio da Escola Estadual Professora Corina de Oliveira e o Uberaba Tênis Clube (UTC) sediarão as partidas de futsal; o Sesi Uberaba, voleibol; a UFTM – ICTE, ciclismo; e a Uniube, as provas de atletismo. Já o Uirapuru Iate Clube será palco para as disputas de basquete, voleibol e vôlei de praia. Todos os eventos do JEMG são abertos ao público e têm entrada gratuita.

Essa é a sexta vez que Uberaba sedia a etapa estadual do JEMG. “Tivemos para essa edição dos Jogos número recorde de inscrições. Vamos receber cerca de 8 mil visitantes em Uberaba, entre estudantes-atletas, staff, árbitros e dirigentes”, comemora o presidente da Fundação Municipal de Esporte e Lazer (Funel), Luiz Alberto Medina. O Município sediou a etapa estadual dos Jogos em 2014, 2015, 2017, 2018 e 2022, além de duas regionais, em 2016 e 2019.

O JEMG é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Subsecretaria de Esportes, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE). A execução técnica é de responsabilidade da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais – FEEMG.

Na etapa estadual, a parceria é com a Prefeitura de Uberaba, por meio da Fundação Municipal de Esporte e Lazer (Funel), e com a Superintendência Regional de Ensino de Uberaba.

Assessoria de Comunicação – Funel