22/06/2022

Violência interpessoal e amparo às vítimas no SUS é tema de encontro em Uberaba

Foto: Divulgação

O Governo Municipal promove na quinta-feira (23), o “Primeiro Encontro Multissetorial: Debatendo a Violência Interpessoal e Autoprovocada”. Profissionais da Saúde, Educação, Assistência Social e outros, além de instituições públicas, privadas e entidades da sociedade civil, participam do encontro que será no Anfiteatro do Centro Administrativo, das 8h às 17h.

“De acordo com instrução divulgada pelo Ministério da Saúde, a notificação de violências contra crianças, adolescentes, mulheres e pessoas idosas é uma exigência legal, fruto de uma luta contínua para que a violência perpetrada contra estes segmentos da população saia da invisibilidade”, salientou a chefe do Departamento de Vigilância Epidemiológica da SMS, Larissa Bandeira de Mello Barbosa.

A notificação de violências interpessoais e autoprovocadas é enquadrada como uma das ações de vigilância em saúde, listada como um dos passos da linha de cuidado. Nesse sentido, ela está prevista em normativas do Ministério da Saúde.

O encontro em Uberaba é organizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com apoio da Superintendência Regional de Saúde. As esferas municipal e estadual põem o tema em debate encarando as responsabilidades do SUS neste campo. Profissionais das áreas envolvidas estão convidados para o encontro, cujas inscrições já podem ser realizadas por meio de formulário na internet pelo link: https://bit.ly/3xHoUu8.