30/06/2025

Mediante queda nas notificações, Saúde encerra atividades no Cedengue

A imagem mostra um ambiente médico focado em segurança e higiene,  e suprimentos de descarte apropriados.

Foto: Arquivo

A Secretaria de Saúde informa que o Centro de Atendimento à Dengue (Cedengue), na URS Boa Vista, funcionará até o dia 30 de junho, segunda-feira. O serviço será descontinuado em virtude da queda no número de notificações e de busca pelo serviço na unidade. 

 

De acordo com informações do Departamento de Vigilância Epidemiológica, a redução no número de notificações por dengue é de 94,37% considerando o intervalo entre a semana epidemiológica 11 (09/03 a 15/03) e a semana epidemiológica 25 (15/06 a 21/06). Os índices também impactam o volume de busca por atendimento médico na unidade, que caiu quase 80%.

 

A Secretaria de Saúde reforça que o acolhimento às pessoas com suspeita de dengue continua sendo ofertado em todas as Unidades Básicas de Saúde, quando se tratar de sintomas leves, e nas Unidades de Pronto Atendimento para os casos mais graves. 

 

Em todas as unidades, são feitos os processos de acolhimento e triagem do paciente. Em seguida, ele é encaminhado para o atendimento médico, sendo hidratado, medicado e, em caso de necessidade, é realizado um hemograma.

 

O município disponibiliza atendimento até às 20h em dez unidades sendo: UBS Edson Luiz Fernandes (Residencial 2000), UBS Dr. João Francisco Naves Junqueira (Rio de Janeiro), UMS Maria Tereza de Freitas (Bairro de Lourdes), USF Dr. Romes Cecílio (Morumbi), UMS Professor Aluízio Prata (Elza Amui), UMS Tibúrcio Teixeira (Abadia), UMS Valdemar Hial Júnior (Fabrício), UMS Álvaro Guaritá (Valim de Melo), UMS Roberto Árabe Abdanur (Mercês) e UMS Ézio de Martino (Boa Vista).

 

Enfrentamento – Em se tratando de prevenção, os Agentes de Combate às Endemias (ACE) continuam percorrendo todos os bairros da cidade, com visitas domiciliares para identificação e eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti, além de prestar orientações aos moradores. 

 

Além disso, já foram realizadas quatro operações com uso de drone para identificação de possíveis focos do mosquito Aedes aegypti. Os agentes acompanham diariamente a rotina dos pacientes e executam o trabalho de conscientização de combate à dengue.

 

O fumacê foi utilizado em períodos críticos contemplando todos os bairros, conforme os índices de infestação e as recomendações do Estado/Ministério da Saúde. Ainda referente à prevenção, a vacina contra a dengue está disponível para crianças de 10 a 14 anos, conforme a nota técnica do Ministério.

 

Por fim, a SMS reforça que é imprescindível que todos colaborem e cuidem dos seus quintais, eliminando os focos do mosquito.

 

Secretaria Especial de Comunicação 

OUTRAS NOTÍCIAS

Programa Nacional de Transparência Pública Selo Programa Nacional de Prevenção à Corrupção Selo de certificação de transparência
Prefeitura Municipal de Uberaba

Atendimento ao público: 12h às 18h

Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - CEP.: 38061-080 - Uberaba/ MG - Tel.: (34) 3318-2000

CODIUB © 2025 Governo Municipal de Uberaba. Todos os Direitos Reservados.