17/07/2025

Uberaba volta a plantar sorgo em grande escala e deve figurar entre as maiores produções do Brasil

Uma vasta plantação de sorgo em plena floração, mostrando sua versatilidade como alimento.

Foto - Arquivo

O sorgo foi o principal destaque da reunião do Conselho de Previsão de Safra de Uberaba, nesta quinta-feira (17), na sede do Sindicato Rural (SRU). A lavoura do grão cresceu 40% em comparação à área plantada em 2024, superando em muito as estimativas para a atual safra.

 

A reunião contou com a participação do secretário do Agronegócio, Agnaldo Silva, do presidente do SRU, Vinícius Rodrigues, de representantes da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

 

Abrindo os trabalhos, os conselheiros confirmaram os 89.700 hectares de área plantada de soja, em Uberaba, na safra de verão e produtividade de 4.100 quilos por hectare (5% mais do que no ano anterior).

 

Posteriormente, o assunto foi a safrinha, tanto do milho, como do sorgo. No caso do milho safrinha (60% já colhidos), o extensionista da Emater, Petrônio Silva, informou que houve uma retração da área plantada de 18 mil hectares, em 2024, para 11.200, em 2025.

 

Segundo ele, a diminuição da lavoura deve-se a dois fatores: plantio de outra cultura, especialmente o sorgo, e atraso no plantio da soja, que levou o agricultor a perder a janela para plantar milho safrinha.

 

Diante deste cenário e também por outros fatores, o sorgo superou as expectativas de plantio do Conselho de Safra de Uberaba, que chegou a estimar 40 mil hectares de área plantada para 2025. A área, anunciada na reunião pelos conselheiros e já fechada, ficou em 51.300 hectares, 39% a mais do que os 37 mil plantados em 2024. 

 

A produtividade do sorgo, com picos de 110 e 115 sacas por hectare, deve ficar, em média, em 83 sacas por hectare, o que corresponde a quase 5 mil quilos por hectare. Até o momento, 20% da lavoura do sorgo foram colhidas no município.

 

O secretário Agnaldo Silva comemorou os números, tanto da soja, onde o esperado era de 85 mil hectares e ficou muito próximo de 90 mil hectares, como do sorgo, que superou até a produção recorde de 2023, quando o município plantou 51 mil hectares do grão. “Esta vasta lavoura de sorgo, aliada a expressiva produtividade, 5 mil quilos em 2025, manterá Uberaba no topo da produção do grão no país”, destacou o secretário.

 

Ainda na reunião foram apresentados os números da lavoura do trigo cerrado. De acordo com o Conselho, o trigo irrigado fechou com 2.800 hectares de área plantada e o de sequeiro, que já tem 2 mil hectares confirmados, dependendo de averiguação final, deve chegar a 2.500 hectares neste ano. 

 

Os números são bem melhores do que os do ano passado, quando a seca castigou o plantio, mas longe dos 10 mil hectares de 2023. De qualquer maneira, para o conselheiro Petrônio, a safra atual tem boa produtividade e demonstra a retomada de crescimento em Uberaba, mesmo porque, o trigo é uma excelente opção de rotação de cultura, além de ter mercado comprador garantido diante da qualidade do grão produzido no cerrado.

 

Por fim, o Conselho de Safra reafirmou a área plantada de cana-de-açúcar no município, com 120 mil hectares e produção estimada de 11 milhões 676 mil toneladas para 2025. Esses números mantêm Uberaba como maior produtor de cana-de-açúcar no Brasil. A área em formação de cana, neste ano, é de 18.216 hectares.

 

Também foram relatadas as significativas produções de batata em Uberaba, com 4.500 hectares e franco crescimento, mandioca – 1.750 hectares, cenoura – 1.600 hectares de lavoura e cebola, 750 hectares, dentre outras culturas.

 

Secretaria Especial de Comunicação 

OUTRAS NOTÍCIAS

Programa Nacional de Transparência Pública Selo Programa Nacional de Prevenção à Corrupção Selo de certificação de transparência
Prefeitura Municipal de Uberaba

Atendimento ao público: 12h às 18h

Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - CEP.: 38061-080 - Uberaba/ MG - Tel.: (34) 3318-2000

CODIUB © 2025 Governo Municipal de Uberaba. Todos os Direitos Reservados.