29/01/2024

Uberaba ocupa vice-presidência do Conselho Estadual de Controle Interno

Foto: Arquivo

A Controladoria-Geral do Município de Uberaba (CGM), representada pela titular do órgão, Júnia Cecília Camargo de Oliveira, tomou posse como vice-presidente do Conselho Estadual de Controle Interno de Minas Gerais (Coneci-MG), em reunião nesta segunda-feira (29), em Belo Horizonte. No encontro, na Cidade Administrativa, foi discutido o plano operacional do Conselho para 2024.

A proposta do Coneci-MG é fortalecer o sistema de controle interno do Estado e municípios mineiros, tanto do Poder Executivo quanto do Legislativo, por meio da integração, cooperação técnica e compartilhamento de informações.

O Conselho foi fundado em assembleia-geral no final do ano passado, por 46 membros fundadores, entre eles o Município de Uberaba. À frente da associação de direito privado, sem fins lucrativos, está o controlador-geral do Estado de Minas Gerais, Rodrigo Fontenelle.

Entre as autoridades presentes na reunião, o vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, o superintendente de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), Pedro Henrique Azevedo, e o coordenador executivo da Ação Integrada da Rede de Controle e Combate à Corrupção de Minas Gerais (Arcco/MG), Daniel de Sá Rodrigues.

“A criação do Conselho é uma conquista para o controle interno de Minas Gerais e um marco para Uberaba, enquanto um dos membros fundadores da associação. Com a integração das controladorias municipais e do Estado, buscaremos fortalecer o ambiente de integridade em todas as esferas do poder público mineiro e ser referência para outros entes", afirmou a controladora-geral do Município de Uberaba.

Em âmbito nacional, Uberaba é membro, desde 2020, do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) e a primeira cidade do interior do país a aderir à Rede Nacional de Promoção da Integridade Privada, lançada em 2023, pela Controladoria-Geral da União (CGU).