05/04/2024

Controladora prestigia posse de nova superintendente da CGU em Minas

A controladora-geral da Prefeitura de Uberaba, Júnia Camargo, participou da cerimônia de posse da nova superintendente da Controladoria Regional da União em Minas Gerais, Tânia Santiago Braga Oliveira, nesta quinta-feira (4). A solenidade ocorreu em Belo Horizonte, na sede da regional da Controladoria-Geral da União (CGU).

Na ocasião, a Controladoria-Geral da União (CGU) e o Conselho Estadual de Controle Interno de Minas Gerais (Coneci-MG), órgão no qual Uberaba ocupa a vice-presidência, firmaram acordo de cooperação técnica para aprimoramento das atribuições institucionais, a partir de ações integradas e intercâmbio de experiências e informações.

A cerimônia, na capital mineira, reuniu autoridades, servidores públicos e controladores de municípios mineiros. Estiveram presentes, entre outros, o ministro da Controladoria-Geral da União, Vinícius Marques de Carvalho, a secretária-executiva da CGU, Eveline Martins Brito, e o controlador-geral do Estado de Minas Gerais, Rodrigo Fontenelle.

"A união de forças é um dos caminhos para uma administração pública mais íntegra. Ao firmar esse acordo de cooperação técnica, o Coneci-MG, criado ainda no final do ano passado, traz para Minas a expertise da CGU e dá um importante passo na estruturação do órgão", afirmou a controladora-geral do Município de Uberaba.

O intuito do Coneci-MG é fortalecer o sistema de controle interno do Estado e municípios mineiros, tanto do Poder Executivo quanto do Legislativo, por meio da integração, cooperação técnica e compartilhamento de informações. À frente da associação de direito privado está o controlador-geral do Estado de Minas Gerais.

Em âmbito nacional, Uberaba é membro, desde 2020, do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) e a primeira cidade do interior do país a aderir a Rede Nacional de Promoção da Integridade Privada, lançada em 2023 pela CGU.