28/06/2024

Uberaba já recebeu 64% do total da arrecadação previsto para o IPTU 2024

Foto: Arquivo

No dia do vencimento da 4ª parcela do IPTU 2024, a Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz), divulgou balanço de arrecadação pelos cofres públicos do Município. Uberaba já recebeu 64% do total previsto para este ano. Esse percentual se refere ao período entre 1º de janeiro e 27 de junho de 2024.

Por outro lado, 43% dos contribuintes, considerando que um cidadão pode ter mais de um imóvel, ainda estão inadimplentes. Segundo o secretário adjunto da Sefaz, Ricardo de Almeida, a partir de segunda-feira (1º de julho), já começam a incidir juros e multas por atraso, que podem chegar a 20% sobre o valor da parcela, além do risco de restrições de crédito quando o nome for protestado em cartório.

Almeida ressaltou ainda que quem realizar o pagamento em dia do IPTU 2024 garante o desconto de 5% do IPTU Verde, mesmo com o parcelamento em até dez vezes que segue até dezembro, caso tenha garantido seu cadastro até dezembro de 2023.

Hoje, o contribuinte não precisa mais sair de casa para obter sua guia de pagamento do IPTU, basta acessar o site da Prefeitura Uberaba pelo endereço https://portal.uberaba.mg.gov.br/. Mesmo assim, se precisar de auxílio, qualquer cidadão pode se dirigir aos guichês de atendimento do Centro Administrativo da Prefeitura de Uberaba, na avenida Dom Luiz Maria de Santana, nº 141, ou a uma das unidades escolares e de saúde mais próxima da sua residência.

E para auxiliar ainda mais os contribuintes, o "Prefeitura Aqui" estará na Rua Santo Antônio, nº 60, em Ponte Alta, neste sábado (29), das 8h30 às 12h, onde a equipe da Sefaz estará presente para esclarecer dúvidas, oferecer orientações e realizar parcelamentos para quem quer regularizar sua situação perante o fisco do Município.