01/06/2023

SMS e Sesurb fazem visita técnica à obra de reforma da UPA do Mirante

Foto: Arquivo

A secretária de Saúde, Valdilene Rocha, acompanhada do adjunto Antônio de Sousa, fez visita técnica para averiguação do andamento da obra de reforma da UPA do Mirante. O secretário de Obras, Anderson Passos, o adjunto Pedro Arduini e o superintendente de Obras, Marcelo Carvalho, também estiveram no local, na manhã desta quinta-feira, 1º.

A Ordem de Serviço para reforma foi assinada no dia 8 de maio. A empresa responsável, Tridel Construtora, tem prazo de seis meses para a conclusão da obra. O valor do investimento é de R$ 2.246.343,65, sendo R$ 1 milhão referente ao duodécimo da Câmara Municipal de Uberaba, doado para a recuperação da UPA, danificada após temporal na cidade.

Outros R$ 1.246.343,00 são de recursos vinculados do Estado/Brumadinho e de emenda parlamentar do então deputado federal Aelton Freitas, por intermédio do vereador Luizinho Kanecão.

Anderson Passos salientou que está acompanhando de perto todo o trabalho. “A obra se iniciou há quase um mês, o cronograma está sendo realizado dentro do esperado e tão logo seja concluído, poderemos entregar a unidade para assistência à população", afirmou o titular da Sesurb.

A UPA do Mirante foi fechada após uma forte chuva, em 8 de novembro. A Prefeitura decidiu pela ampla reforma porque uma contratação emergencial apenas permitiria a troca do forro da unidade, danificado com a tempestade, e da parte elétrica, enquanto o imóvel apresentava danos anteriores à chuva, no piso, banheiros, paredes e janelas, entre outros.

O contrato prevê novas instalações elétricas, reforma do forro, paredes, banheiros, portas, janelas, alambrado e pintura, entre outras intervenções, além de adequações para prevenção contra incêndio e para acessibilidade, assim como a instalação de câmeras de monitoramento.

“In loco observamos que muitas frentes já foram iniciadas. A expectativa é de que, em breve, nos próximos meses possamos reinaugurar a UPA do Mirante com um espaço mais acolhedor a todos que necessitam de atendimento”, pontuou a secretária de Saúde, Valdilene Rocha.

Provisória – Para que a reforma seja realizada, os atendimentos na UPA do Mirante funcionam de forma provisória, em unidade na Praça Augusto Lemp, 750, bairro Mercês, desde 18 de janeiro.

O Pronto Atendimento Provisório (UPA) é gerenciado pela Fundação de Ensino e Pesquisa de Uberaba (Funepu), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, para suporte na assistência à população. A unidade provisória funciona também 24 horas, sete dias por semana.