ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
18/12/2024
Foto: Alfredo Neto/PMU
Durante Oficina Técnica sobre Revisão do Plano Diretor Integrado (RPDI) e elaboração do Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob), promovida pela Prefeitura de Uberaba, nesta terça-feira (17), foram apresentadas diretrizes junto à sociedade civil especialmente no aspecto da acessibilidade e necessidade de adequação da cidade ao público com limitações físicas.
A Oficina foi realizada pela Secretaria de Planejamento (Seplan), responsável pela elaboração do Plano Diretor de Uberaba, e pelo Consórcio PlanMob Uberaba, empresa contratada para a confecção do Plano de Mobilidade Urbana. Durante o evento, foram apresentados conceitos básicos que vão nortear as propostas a serem incorporadas ao Plano daqui para frente.
Segundo a titular da Seplan, Isabella Nascimento, a Oficina, realizada no Instituto de Cegos do Brasil Central (ICBC), foi muito produtiva com reivindicações das pessoas com deficiência visual, principalmente aquelas que utilizam a área central da cidade. Além dos membros da instituição também foram representados o Geoparque Uberaba, a vereadora Rochelle Bazaga, Arquitetos e Urbanistas Reunidos e Associados (Aurea) e o Grupo Observatório Urbano.
Os consultores do PlanMob apresentaram os diagnósticos em relação à acessibilidade, à qualidade das calçadas, à necessidade de redução da velocidade dos veículos que circulam em determinadas vias e à expansão do corredor do BRT, dentre outros. As apresentações ficaram a cargo do coordenador técnico do Consórcio, Ricardo Mendanha Ladeira, do coordenador de Processos Participativos, Pesquisas e Coleta de Dados, Geraldo de Moura, e da engenheira civil Renata Avelar Barra.
Uma das reivindicações dos deficientes visuais que participaram da reunião foi a necessidade de ampliar a rede semafórica sonora, para tornar mais segura a locomoção dessa população. “Foi um espaço de diálogo muito produtivo, onde esse segmento teve uma escuta muito ativa por parte dos consultores, e isso ajuda bastante na construção de um plano mais democrático”, destacou a secretária.
O centro de Uberaba foi outro foco da Oficina, já que a Prefeitura está desenvolvendo projetos de revitalização e requalificação dessa área por onde circula a população de todas as regiões da cidade. O foco foi a segurança e a necessidade de uma iluminação mais efetiva e eficaz.
Os representantes do PlanMob apresentaram as diretrizes e desafios de um Plano de Mobilidade com foco nas pessoas, priorizando o deslocamento dos pedestres ou de bicicletas. Foram trabalhados conceitos básicos que irão nortear as propostas, como o Desenvolvimento Orientado pelo Transporte (DOT), com os deslocamentos ao longo dos corredores de transporte e a melhoria de acesso a eles, a qualidade e eficiência do transporte coletivo, definição de vias de caminhada, travessias seguras, calçadas que atendam à legislação existente e à necessidade de serem alargadas.
As Oficinas Técnicas foram encerradas nesta quarta-feira (18), com profissionais e técnicos no Instituto de Engenharia e Arquitetura do Triângulo Mineiro, das 14h às 18h, com discussões sobre o uso do solo dentro do Plano Diretor Integrado. “Tratamos da possibilidade de adensamento - concentração populacional e de edificações - ao longo dos corredores de ônibus para realmente efetivar o desenvolvimento orientado para o transporte", disse.
Em janeiro deverão acontecer mais duas Oficinas Técnicas para análise dos relatórios finais e Audiências Públicas com a comunidade para fechamento dos planos na segunda quinzena de fevereiro de 2025.
Secretaria Especial de Comunicação
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h