ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
06/12/2024
Foto: Arquivo
Dando continuidade ao trabalho de Revisão do Plano Diretor Integrado e de elaboração do Plano de Mobilidade Urbana, a Prefeitura de Uberaba promove duas Oficinas Técnicas para analisar as propostas sugeridas pelos participantes das Audiências Públicas realizadas em novembro e também os dados já consolidados.
No dia 17 de dezembro, no Instituto de Cegos do Brasil Central, acontecerá a primeira Oficina Técnica, voltada para a sociedade civil em geral, associações de moradores dos bairros e demais organizações não governamentais, entidades e segmentos representativos.
No período das 9h às 12h, os participantes serão divididos em grupos. A Secretaria de Planejamento (Seplan) vai coordenar as discussões relativas à Revisão do PDI, enquanto o Consórcio PlanMob, vai apresentar os diagnósticos e prognósticos relativos à Mobilidade Urbana, com ênfase na acessibilidade, para orientar os trabalhos do segundo grupo.
De acordo com a superintendente de Planejamento Urbano da Seplan, Ana Luísa Bilharinho, serão levantados alguns pontos no diagnóstico e as alternativas elencadas nos prognósticos e mapas temáticos. “As soluções serão apresentadas para discussão com a sociedade, por meio de grupos focais, com questões específicas e sugestões de alternativas para a solução. Vou dar um exemplo: no grupo de mobilidade nós vamos ter um grupo só de acessibilidade”, disse.
Ela explica que no período da tarde haverá uma grande plenária para consolidação do texto-base para elaboração das leis a serem encaminhadas à Câmara em 2025.
Já a oficina do dia 18, das 14h às 18h, no Anfiteatro do Centro Administrativo, será exclusiva para discussões técnicas relativas aos Mapas de Zoneamento do Plano Diretor Integrado. Ana Luísa lembrou que durante as audiências foram disponibilizados esses mapas e que agora serão analisados os índices urbanísticos perto das zonas trabalhadas e as novas diretrizes de ocupação do espaço urbano.
Para essas discussões, de acordo com a superintendente, estão sendo convidados representantes de entidades de vários segmentos profissionais da sociedade organizada. “Essa discussão é bem técnica, é bem focada, porque dali vai sair uma proposta de projeto, inclusive com as leis complementares, como uso e ocupação do solo, Lei do Perímetro Urbano, Código de Obras, dentre outros”, explicou Ana Luísa.
Para ter direito ao uso da palavra os interessados devem se inscrever, separadamente, em cada Oficina Técnica, por meio dos QR Codes inseridos e divulgados através do site da Prefeitura (www.uberaba.mg.gov.br).
Secretaria Especial de Comunicação
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h