13/08/2025

Seminário da Agricultura Familiar abre leque de oportunidades para o pequeno produtor da região

Palestrante apresenta conteúdo para um pequeno público sentado em auditório com cadeiras vermelhas.

Foto: Lílian Veronezi/PMU

O 1º Seminário de Oportunidades da Agricultura Familiar do Triângulo Sul, nesta terça-feira (12), em Uberaba, mesclou a oferta de investimentos no campo que podem surgir com a vinda do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene) para a região e de mais possibilidades de comercializações para os produtores, com os anúncios de que os gastos da merenda escolar com a Agricultura Familiar podem chegar, até 2028, a 70%, obrigatórios.


O evento, com sede no Sindicato Rural (SRU), reuniu lideranças do agronegócio de Uberaba, Campo Florido, Delta, Pirajuba, Planura e Veríssimo, representantes da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande (Amvale), técnicos do setor e diversos agricultores familiares da região.


Já na abertura, veio a primeira oportunidade para diversificação de culturas. Como informou o presidente do SRU, Vinícius Rodrigues, o cacau está chegando a Uberaba e com grandes perspectivas de produtividade e rentabilidade. No final de setembro, disse ele, um seminário com a presença da Cargil vai fomentar a cultura no Triângulo.


A prefeita Elisa Araújo enalteceu a realização do seminário e afirmou que no seu governo a Agricultura Familiar é prioridade. Ela disse que a vinda do Instituto para o Triangulo Sul já foi solicitada ao governador e um documento está sendo alinhado com os prefeitos da região com esse objetivo. “Defendemos os benefícios do Idene também para os nossos agricultores familiares”, enfatizou a chefe do Executivo, aproveitando para destacar o trabalho que o Convale [Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional] vem desenvolvendo no intuito de certificar os produtores da região, acrescentando que, por meio do Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal, será possível comercializar para todos os municípios da jurisdição.


Elisa comentou também o recente impulso dado à Agricultura Familiar, em Uberaba, com a criação da Feira do Produtor no Calçadão. “Levamos os alimentos para o coração da cidade. Com isso, os agricultores familiares vendem mais e ganham visibilidade e a população ganha, de uma forma bem cômoda, oferta de hortifrutigranjeiros de qualidade, frescos e a preços acessíveis”, ressaltou.
Sobre a expansão da área de abrangência do Idene, o chefe de gabinete do órgão, Júnior César Batista de Almeida, afirmou que a medida é perfeitamente possível através de decreto, dispositivo já previsto. “Com atuação em 265 municípios do Norte e Nordeste de Minas, a vinda do Idene para o Triângulo Sul, caso ocorra, representará uma somatória de esforços”, disse, ressaltando que já num primeiro momento, a proposta é investir na infraestrutura para o desenvolvimento da Agricultura Familiar, seja com a oferta de kits irrigação, melhoria do sistema de abastecimento de água e aplicação do kit fotovoltaico.


Os outros palestrantes falaram, sobretudo, das possibilidades de compra e venda das mercadorias oriundas da Agricultura Familiar. Diretor de Logística da Secretaria da Educação de Uberaba, Alexanndre Lennon Silva informou que, no município, cerca de 31 mil alunos são atendidos pela merenda escolar, em 104 unidades da Prefeitura e parceiros. 


“Hoje temos que gastar pelo menos 30% com a Agricultura Familiar. Mas, se aprovado projeto de lei que tramita no Congresso Nacional, em 2026 este percentual será elevado para 40% e, em 2028, chegará a 70% de alimentos produzidos por agricultores familiares”, realçou.


A representante da Superintendência Regional de Ensino, Ginamara Stival, enfatizou que as compras do Estado de Minas também priorizam a Agricultura Familiar. Segundo ela, nos últimos dois anos, a Superintendência ficou em primeiro lugar no Estado com gastos da merenda utilizando produtos da Agricultura Familiar, algo em torno de 56%. A regional atende 25 municípios com 89 unidades escolares.


Presidentes da Associação dos Horticultores do Vale do Rio Grande (Horvagra), Sérgio Nepomuceno, e da Associação dos Produtores do Boa Vista e Triângulo Sul (Aprobov), Wellington Sene, destacaram as produções das duas instituições e, ao mesmo tempo, dificuldades enfrentadas. 


O dirigente da Aprobov destacou a necessidade de mais crédito e tecnificação, enquanto que o representante da Horvagra aponta gargalos no transporte e volume na produção de hortifrutigranjeiros. Porém, ambos consideram alvissareiras as perspectivas dos novos mercados. 


Além disto, a Aprobov anunciou a abertura de 650 novos postos para fornecimento de carne processada, em Belo Horizonte, e a Horvagra informou que, só neste primeiro semestre de 2025, vendeu 74 toneladas de hortifrutigranjeiros e carne para a merenda escolar.


Ainda no seminário, o gerente regional da Emater, Diego Rezende, ressaltou a assistência técnica prestada pela empresa, com 20 mil produtores, em 25 municípios, atendidos pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).


Para o secretário do Agronegócio, Agnaldo Silva, o seminário foi como uma semente plantada e, agora, cabe aos envolvidos, agricultores e instituições do agro, fazê-la germinar com produção de qualidade e farta. 


“Afinal, o percentual de 70% a ser gasto pela merenda escolar com a Agricultura Familiar é mais do que o dobro dos 30% atualmente em vigor. Arregacemos as mangas e de forma planejada, vamos à produção”, conclamou o secretário.

 

Secretaria Especial de Comunicação

OUTRAS NOTÍCIAS

Programa Nacional de Transparência Pública Selo Programa Nacional de Prevenção à Corrupção Selo de certificação de transparência
Prefeitura Municipal de Uberaba

Atendimento ao público: 12h às 18h

Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - CEP.: 38061-080 - Uberaba/ MG - Tel.: (34) 3318-2000

CODIUB © 2025 Governo Municipal de Uberaba. Todos os Direitos Reservados.