01/06/2023

Restaurante Popular já serviu mais de 100 mil refeições

Foto: Divulgação

O Restaurante Popular de Uberaba, inaugurado em setembro do ano passado pela Prefeitura, ultrapassou a marca de 100 mil refeições servidas. Até esta quarta-feira (31), foram produzidos 110.825 almoços.

O refeitório oferece almoço a R$ 5 e funciona de segunda a sexta-feira, das 11h30 às 13h30, na Avenida Nelson Freire, 980, no bairro Leblon. A refeição contém arroz, feijão, preparação proteica, guarnição e salada, além de sobremesa e suco. A pessoa pode comer no local ou levar para casa, mediante o adicional de R$ 1 pela embalagem.

A unidade, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), é aberta a todos e tem como público-alvo pessoas de baixa renda. "O número de refeições servidas no Restaurante Popular confirma a efetividade do maior equipamento de segurança alimentar de Uberaba. As pessoas têm, na unidade, a possibilidade de adquirir uma comida saudável a preço acessível, podendo ainda levá-la para casa por meio de marmitex", avaliou o secretário adjunto de Desenvolvimento Social, Herval Kobayashi.

O pintor Wagner Gomes trabalha em uma oficina de pintura e funilaria próximo ao Restaurante Popular e, diariamente, almoça no local para economizar no orçamento. "Eu gasto, praticamente, R$ 25 por semana, o que dá R$ 100 por mês. É uma comida de boa qualidade, que me satisfaz", disse.

A nutricionista da Top Quality Alimentação, empresa responsável pela administração do Restaurante Popular, Michelle Bruna Pereira Rodrigues, destacou que o almoço produzido é balanceado e diversificado, com carboidrato, proteína e verduras na composição. "Além de saudável, é uma comida saborosa. Servimos também uma fruta, fonte de vitaminas e minerais, como opção de sobremesa para completar a refeição", acrescentou.

O Restaurante Popular é gerido pela Top Quality Alimentação por meio de concessão pública. Remunerada pelo preço pago pelos usuários, a empresa é responsável por toda operação do equipamento, desde o preparado até a distribuição das refeições. O Município não possui custos com a operação, com exceção das contas de água e luz. Cabe à Secretaria de Desenvolvimento Social a fiscalização da concessão.

O convênio para implantação do Restaurante Popular foi assinado em 2010 pelo Município junto ao Governo Federal. O prédio do refeitório foi entregue anos depois, porém nunca abriu as portas ao público. O funcionamento da unidade de segurança alimentar, defendido também pelo vereador Almir Silva, foi um dos compromissos assumidos pelo atual governo.