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24/02/2025

Projeto incentiva expressão artística e cultural entre os jovens da rede municipal de ensino

Grupo de estudantes em uniforme escolar posando para foto em frente a um prédio.

Foto: Divulgação

Criado pelo professor Alessandro Dornelos e desenvolvido em parceria com o Departamento de Arte e Cultura (Daec) da Secretaria de Educação (Semed), o projeto "Slam Ondaka nas escolas" está percorrendo as unidades municipais para incentivar a expressão artística e cultural entre os jovens. A programação tem o objetivo de aproximar os alunos da poesia falada e do universo dos slams, batalhas de poesia que têm ganhado cada vez mais espaço no Brasil.

 

Durante a oficina, os alunos têm contato com diferentes aspectos da poesia falada, começando por uma conversa introdutória sobre o conceito de poesia e a acessibilidade a todos. Em seguida, há leitura de poemas, explanação sobre o funcionamento do slam e sua relevância cultural e social, além de uma apresentação de poetas mineiros e uberabenses que construíram suas trajetórias a partir dessas competições. 

 

Para encerrar, os alunos são incentivados a participar de um pequeno slam dentro da própria oficina, seja como poetas ou jurados, em uma experiência prática e imersiva na dinâmica das batalhas poéticas. A atividade é conduzida pelo próprio idealizador do projeto, Alessandro Dornelos.

 

"Um dos grandes benefícios do projeto é que eles podem vislumbrar um outro futuro, que também seja na palavra. Porque essa palavra da poesia falada, dos slams, isso pode levar para um caminho de, por exemplo, publicação de livros, participação em campeonatos estaduais, nacionais, internacionais, ligados à poesia falada, e também em vários outros pontos que possam ser exercidos através da poesia. Inclusive viver financeiramente através e pela poesia. Mas eu diria que o grande ponto, o grande benefício, é saber entre eles mesmos que a palavra deles é importante, e que a palavra deles tem um peso, e que ela merece ser ouvida e merece ser acolhida. O Slam é esse local de acolhimento", declarou o professor. 

 

Ele também explica que há “seletivas”, ou seja, o campeão de cada unidade escolar participa de uma outra etapa classificatória, com outros vencedores, para a disputa do slam mineiro, dentro do circuito nacional.

 

As atividades seguem no dia 26 de fevereiro na E.M. Profª Stella Chaves; na E.M. Frederico Peiró, no dia 28 de fevereiro; e na E.M. Monteiro Lobato, em 7 de março, entre outras. A oficina ainda será promovida nas escolas Profº Anísio Teixeira e Totonho de Moraes, nos dias 10 e 12 de março, respectivamente.

 

"O projeto reforça o papel da arte como ferramenta de inclusão e transformação social, promovendo um espaço onde os jovens possam se expressar livremente por meio da poesia. A iniciativa também dialoga com as políticas de incentivo à cultura e à literatura, com foco no impacto positivo que projetos culturais podem ter na formação dos estudantes e no fortalecimento da identidade cultural", declarou a chefe do Daec, Julia Gontijo.

 

Secretaria Especial de Comunicação

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