02/06/2023

Projeto de educação e preservação ambiental, no Jardim Espanha, é desenvolvido com alunos da rede pública

O projeto de conservação dos rios, “Guardiões das Águas do Triângulo Mineiro”, é a tese de doutorado da servidora municipal e professora de Ciências, Cristiane Monteiro dos Santos, no programa em Ecologia, Conservação e Biodiversidade (PPGECB), do Instituto de Biologia (INBIO), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Desenvolvido em parceria com alunos da Escola Municipal Professora Terezinha Hueb de Menezes e da Escola Estadual Francisco Cândido Xavier, o projeto tem orientação da Profª Jeamylle Nilin, do Laboratório de Ecologia Aplicada e Ecotoxicologia (Leatox) e financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

O programa objetiva contribuir para a sensibilização e percepção ambiental da comunidade do bairro Jardim Espanha e adjacentes, por meio do sentimento de pertencimento em relação ao recurso hídrico e vegetação do local. O projeto acontece em uma Área de Preservação Permanente (APP).

“Esperamos desenvolver uma relação harmoniosa entre a população e a APP para que de fato essa seja conservada e preservada. Além disso, será monitorada a qualidade do córrego e avaliados os impactos ambientais como vegetação, erosão, lixo e propor um modelo de restauração desse ecossistema. Já que essa área, hoje, sofre com problemas pela grande quantidade de resíduos descartados de forma incorreta ali”, explicou Cristiane Santos.

Para a professora, o ponto focal do projeto, que terá duração de um ano, é a conscientização da população sobre os impactos relacionados aos hábitos de consumo e à forma como o lixo é descartado. “Essa é uma maneira de trabalhar com os alunos, fora da sala de aula, de forma a implantar laços culturais e conservacionistas da comunidade local, enfatizando como a poluição e a contaminação do ar, das águas, dos solos e dos alimentos impactam a região que vivemos e, como, por meio de ações e práticas educativas, podemos auxiliar na resolução dos problemas ambientais”, finalizou.

Uma das ferramentas utilizadas para dar visibilidade ao tema são as redes sociais. Nessa perspectiva, foi criada uma página no Instagram @nossa_escola2021, onde têm sido postadas informações sobre o trabalho de conscientização ambiental realizado com os alunos. Além de utilizar as mídias sociais, os participantes do projeto pretendem dialogar, nos próximos meses, diretamente com a população do entorno da área de preservação.