29/08/2025

Programação do Setembro Amarelo foca na prevenção e cuidado em saúde mental

Mãos seguram um laço amarelo, símbolo da campanha Setembro Amarelo de prevenção ao suicídio.

Foto: Freepik

A Prefeitura de Uberaba, por meio da Diretoria de Atenção Psicossocial da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está preparando uma programação especial em alusão ao Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção do suicídio e à promoção da saúde mental. Ao longo do período serão desenvolvidas ações de divulgação e mobilização do serviço em locais como feiras livres e salas de espera nas unidades básicas de saúde, além de mutirão de triagem. O encerramento da programação será com um seminário aberto a servidores e comunidade.

 

O diretor de Atenção Psicossocial da SMS, psicólogo Sergio Marçal, destacou que as ações têm o objetivo de sensibilizar a população para o cuidado com a saúde mental, evitando agravos, bem como as situações extremas como o autoextermínio. “A campanha também ressalta a cultura do cuidado e valorização da vida”, disse.

 

Sérgio contou que o Setembro Amarelo é uma campanha internacional que se iniciou no Brasil em 2014 por iniciativa da Associação Brasileira de Psiquiatria, enfatizando a prevenção ao suicídio através da quebra de estigmas sobre o tema. “O suicídio é um fenômeno mundial que gera grandes prejuízos à sociedade. No Brasil estima-se a ocorrência de 14 mil casos por ano, ou seja, em média, 38 pessoas cometem este ato, por dia. A maioria dos casos pode ser evitado, já que os suicídios consumados são de pessoas com transtornos mentais não diagnosticados ou tratados incorretamente”, explicou. 

 

Ele informou ainda que, de janeiro a julho deste ano, os números de violência autoprovocada apurados pela Diretoria em Vigilância em Saúde somam 28 casos, envolvendo 16 homens e 12 mulheres. Os registros superam o total de 2024, quando foram computados 25 óbitos, sendo 18 homens e 7 mulheres.

 

“Quebrar o silêncio é essencial para construir uma cultura de compreensão de que o sofrimento mental é fato natural da vida humana, e ocorre por circunstâncias variadas na rotina, como em razão de dificuldades financeiras, relacionamentos pessoais e afetivos, trabalho e tantas outras. Adoecer, todavia, é evitável e para isso é essencial a conscientização sobre a importância do cuidado em saúde mental no tempo devido, evitando-se chegar ao extremo do suicídio”, ressaltou o diretor.

 

Ele também pontuou que o suicídio consiste na expressão do limite extremo do sofrimento, da vivência prolongada da dor insuportável, muitas vezes solitária, silenciosa, despercebida. “A impotência em relação à própria dor, a falta de perspectiva de ruptura com a vivência dessa dor leva ao ato de desespero, que precisa ser enxergado a partir desse lugar. O suicídio, ao contrário do senso comum, não consiste em covardia, falta de Deus ou qualquer outro pré-julgamento dessa natureza. Considerando a questão, é preciso quebrar o silêncio a respeito do sofrimento mental para formar a consciência de que assim como se cuida do corpo, é preciso cuidar das demandas de saúde mental”, finalizou. 

 

Atendimento – A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informa que oferece atendimento voltado à saúde mental, de segunda a sexta-feira, nas unidades do município. 

 

Os serviços de saúde mental atendem demanda espontânea e tem como porta de entrada as UBSs, Caps e Unidades de Pronto Atendimento. 

 

Além das Unidades Básicas de Saúde e Matriciais, os pacientes podem buscar acolhimento nos Centros de Atenção Psicossocial. São eles: Capsi (Infantojuvenil) - destinado aos cuidados dos casos graves em saúde mental de crianças e adolescentes a partir dos 3 anos até 17 anos e 11 meses; Caps Dr. Inácio Ferreira (Adulto) e Caps Maria Boneca (instituição parceira do município) - destinados aos cuidados de adultos e idosos;  Caps AD III (Álcool e outras Drogas), destinado ao cuidado do paciente adulto em uso abusivo e prejudicial de álcool e outras drogas, e o Serviço Intermediário de Atenção Psicossocial (Siap) que presta assistência a casos de média complexidade e atende demanda referenciada de outras unidades de atendimento da Rede de Atenção Psicossocial (Raps).

 

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones:  Diretoria de Atenção Psicossocial – 3331-2797 SIAP – 3312-7253 CAPSi – 3311-5836 CAPS Dr. Inácio Ferreira – 3312-0414 CAPS AD III (24h) – 3322-3007

 

Secretaria Especial de Comunicação

OUTRAS NOTÍCIAS

Programa Nacional de Transparência Pública Selo Programa Nacional de Prevenção à Corrupção Selo de certificação de transparência
Prefeitura Municipal de Uberaba

Atendimento ao público: 12h às 18h

Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - CEP.: 38061-080 - Uberaba/ MG - Tel.: (34) 3318-2000

CODIUB © 2025 Governo Municipal de Uberaba. Todos os Direitos Reservados.