12/04/2024

Professor da rede municipal de ensino é selecionado para Programa de Inovação do Google

Foto: Divulgação

O professor da rede municipal de Uberaba, Paulo Henrique Rafael Dantas, também conhecido como PH, foi selecionado para participar do Programa Google Innovator Certificado, oferecido pelo Google for Education. Ele conquistou uma das 36 vagas disponíveis para educadores de todo o Brasil com a inscrição de um trabalho de transformação digital já executado na Secretaria de Educação (Semed).

O seu desafio para o programa é intitulado "Como podemos fazer a rede pública entender a importância da Educação Digital, evitando lacunas nas práticas docentes?", e busca abordar uma questão inovadora no sistema educacional brasileiro.

"A ideia surgiu da necessidade de integrar tecnologia na educação e fortalecer a identidade profissional dos professores de Informática, que muitas vezes são vistos em suas escolas apenas como técnicos. A implementação começou com a formação dos professores de Informática em certificações Google Nível 1 e 2, iniciado em 2021, em parceria com o Grupo de Educadores Google (GEG) realizada pelo Departamento de Educação Tecnológica (Detic). O objetivo era fazer desses professores, multiplicadores das ferramentas Google for Education em suas unidades escolares, promovendo uma integração eficaz da tecnologia na sala de aula", descreveu o docente.

Segundo Paulo, a resposta foi positiva, mantendo um diálogo com professores ao expressarem um aumento na confiança e capacidade de integrar tecnologias às práticas pedagógicas. Os resultados foram medidos pelo número de professores certificados e pelo impacto em sala de aula. Até o momento, 16 professores de Informática foram aprovados como Educadores Certificados Google Nível 1 e Nível 2, com planos de expandir para os programas de Coach e Trainer.

Dessa forma, houve um impacto de 16 unidades escolares atendidas, cerca de 1.600 professores e 15 mil alunos alcançados pela integração pedagógica dos recursos Google no processo de ensino-aprendizagem.

Com esse trabalho, Paulo Henrique foi selecionado para o Programa Google Innovator. O programa escolhe os profissionais que têm ideias criativas e os ajuda a desenvolver os trabalhos por meio de treinamentos, recursos e acesso a uma rede de outros inovadores.

"Os participantes têm a chance de trabalhar em um projeto específico durante o programa, recebendo mentoria e apoio para transformar suas visões em realidade. Vamos ficar em São Paulo, no escritório do Google, em julho, para começar a desenvolver esse trabalho dentro do Programa", explicou o professor.

Secretaria Especial de Comunicação