ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

31/03/2025

Prefeitura recebe dirigentes sindicais para tratar das pautas de reinvindicações dos servidores

Reunião de trabalho com várias pessoas discutindo em torno de uma mesa em uma sala de conferências.

Foto: Lílian Veronezi/PMU

Nesta segunda-feira, 31, a Prefeitura se reuniu com representantes dos sindicatos dos Educadores (Sindemu) e dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba (SSPMU) para tratar da pauta de reivindicações do funcionalismo para 2025. 

 

Os servidores de carreira do magistério terão os vencimentos adequados ao piso salarial nacional, conforme legislação federal vigente. Será aplicado o percentual de reajuste de 6,27%, retroativo a janeiro, e o pagamento será parcelado, assim como solicitado pelo Sindicato, representado pelo seu presidente, Bruno Ferreira, acompanhado de diretores do Sindemu. 

 

Além disso, a Prefeitura, por meio da Semed, atendeu a 71% dos demais pedidos feitos pela entidade sindical. Aos servidores da governança, a Prefeitura informou que não será concedido reajuste salarial, considerando análise técnica pelo Comitê de Gestão Eficiente, que apontou a inviabilidade orçamentária e financeira para atender à solicitação do SSPMU, que estava representado pelo presidente Luís Carlos dos Santos e diretores. 

 

Também não haverá reajuste no tíquete alimentação para os servidores da PMU, conforme apontou o estudo do Comitê, visando manter o equilíbrio nas contas municipais. “Não podemos comprometer nossa capacidade financeira além do nosso limite. Essa decisão não é fácil, porém necessária para que os serviços públicos continuem funcionando”, disse o secretário de Fazenda, Roberto Tosto. 

 

Na reunião, a secretária de Administração, Taciana Balduíno, elencou alguns dos inúmeros benefícios concedidos pela Prefeitura à categoria, nos últimos quatro anos. 

 

Dentre os avanços estão o pagamento de férias-prêmio que estavam atrasadas desde 2002, progressões e promoções represados por anos, a instituição da jornada especial para pais e mães com filhos especiais, a revisão dos Planos de Carreira dos servidores da Educação, Governança e Codau. 

 

Além disso, o tíquete alimentação passou de R$572 para R$1.040 – um dos maiores do país – e os reajustes salariais foram de 12% em 2022, 8% em 2023 e 3,80% em 2024. Também foi regularizado o percentual referente à Retribuição pelo Cumprimento das Metas Individuais (RCMI) e reativado o Ambulatório do Servidor no Centro Administrativo, que oferece atendimento psicológico gratuito aos agentes públicos.

 

Em 2023, a gestão promoveu o maior concurso do magistério de Uberaba, com 875 vagas, e no ano passado, a Prefeitura abriu concurso geral com 475 vagas e quadro reserva.

 

Os secretários de Governo, Beethoven Oliveira, de Educação, Juliana Petek, a chefe adjunta de Gabinete, Leila Braga, o secretário adjunto de Fazenda, Nilson Grossi, e o assessor geral de Orçamento, Jorge Macedo, também participaram das reuniões.

 

Secretaria Especial de Comunicação

OUTRAS NOTÍCIAS

Programa Nacional de Transparência Pública Selo Programa Nacional de Prevenção à Corrupção Selo de certificação de transparência
Prefeitura Municipal de Uberaba

Atendimento ao público: 12h às 18h

Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - CEP.: 38061-080 - Uberaba/ MG - Tel.: (34) 3318-2000

CODIUB © 2025 Governo Municipal de Uberaba. Todos os Direitos Reservados.