ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
07/04/2025
Foto: Divulgação
Na manhã de sábado (5), a Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Planejamento (Seplan), inaugurou o circuito “Viva o Centro”, com 18 atrações oficiais, que consistem em locais de relevância cultural e histórica, além de sete sugestões de visitas alternativas, com o mesmo viés, a serem realizadas a pé.
O evento, no Mercado Municipal, também marcou a entrega da melhoria de urbanismo tático, que, nesta 1ª etapa de requalificação do centro de Uberaba, consistiu na realocação da estação BRT “Mercado Municipal” e em intervenções na Praça Manoel Terra e adjacências, com o propósito de integrar o Mercadão ao Geossítio Santa Rita.
De acordo com a prefeita Elisa Araújo, a requalificação envolve planejamento, investimento e, acima de tudo, o engajamento dos cidadãos de Uberaba. “O projeto que inauguramos hoje marca o início de uma transformação profunda no centro da nossa cidade, e seus desdobramentos serão ainda maiores. A partir de agora, o centro ganhará vida: mais pessoas circulando, economia aquecida, empresários interessados em se instalar aqui e novas oportunidades de habitação”, destacou a chefe do Executivo.
Em relação ao circuito “Viva o Centro”, a secretária de Planejamento, Isabella Soares Nascimento, explicou que o percurso conta com totens informativos, ladrilhos hidráulicos com figura vetorizada de dinossauro para identificação dos pontos, instalados a cada sete metros ao longo das calçadas, a partir da Praça Rui Barbosa, e QR Codes, para que os visitantes tenham acesso à história dos locais que compõem a trilha. O percurso turístico conecta pontos importantes do centro à história da cidade e ao seu status de Geoparque, reconhecido pela Unesco.
“O circuito tem um percurso de 2,25 km, com início na Praça Rui Barbosa, passando pela Vigário Silva e chegando ao Mercadão. O trajeto inclui pontos importantes como a Praça Manoel Terra, a Igreja Santa Rita e o Geossítio, subindo em seguida até a Igreja São Domingos. São marcos fundamentais da história da nossa cidade. Em seguida, o trajeto desce pela Getúlio Vargas e reencontra a Rua Artur Machado, outro importante eixo histórico do comércio local, que será requalificado ao longo da gestão da prefeita Elisa”, detalhou Isabella sobre o trajeto.
Segundo a diretora do Departamento de Estruturação de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano da Secretaria Nacional de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano do Ministério das Cidades (SNDUM), Cristiana Scorza, Uberaba se tornará projeto modelo para outras intervenções no país. “A gente tem programas para requalificar espaços degradados e esvaziados. E, no caso de Uberaba, vai ser um exemplo que vamos divulgar para outros municípios, mostrando como podemos realmente trazer uma nova dinâmica para os centros urbanos das cidades”, pontuou.
O projeto “Viva o Centro Uberaba” faz parte da iniciativa Cidade Presente, uma cooperação entre Brasil (Ministério das Cidades) e Alemanha, por meio da agência de consultoria Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ). Uberaba foi um dos seis municípios selecionados, entre 170 candidatos, para participar dessa iniciativa, voltada à requalificação da região central como um polo turístico, cultural e de habitação.
Secretaria Especial de Comunicação
Atendimento ao público: 12h às 18h
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - CEP.: 38061-080 - Uberaba/ MG - Tel.: (34) 3318-2000