20/08/2025
Foto: Arquivo
A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb), segue com a ação que cobra das operadoras de telefonia a retirada de cabos soltos e inutilizados dos postes da cidade. O trabalho foi iniciado por bairros, como o Centro, São Benedito, Mercês, Santa Maria, Abadia e Estados Unidos, por se tratarem de áreas mais antigas, com maior concentração de cabeamento irregular. A ação avança gradualmente até contemplar todos os 48 bairros e regiões listados no cronograma definido pela Sesurb.
De acordo com os relatórios apresentados pelas operadoras, a Algar, que detém cerca de 70% do total de cabos instalados no município de Uberaba, já retirou mais de 1.500 quilômetros de fios inutilizados; a Vivo/Fibrasil removeu 700 metros apenas em julho; a Claro, que detém 885 quilômetros de rede no município, informou que vistoriou 100% de sua planta e não contabilizou retirada significativa de cabos, já que faz inspeções a cada três meses; a Giga + Fibra relatou vistoria de 25 quilômetros de um total de 1.087; enquanto a TIM, que tem 45 quilômetros de rede, informou que não possui fios desativados em sua planta, por operar apenas com estrutura de interligação entre estações.
A assessora jurídica da Sesurb, Marina Cunha Oliveira, reforçou que a Prefeitura mantém a cobrança pela qualidade na execução do serviço. “A meta é assegurar que a retirada dos cabos inutilizados seja feita de forma eficaz, trazendo benefícios reais para a paisagem urbana, para a segurança da população e também para a qualidade dos serviços prestados pelas próprias operadoras”, destacou.
Ainda de acordo com Marina, as medidas adotadas em Uberaba já vêm chamando a atenção de outros municípios. A Prefeitura de Araguari, por exemplo, tem trocado informações com a administração municipal para implantar estratégias semelhantes e aproveitar os resultados positivos já observados na cidade.
Uma nova reunião entre o secretário da Sesurb, Pedro Arduini, e representantes das operadoras está agendada para esta sexta-feira (22). O encontro terá como foco reforçar a necessidade de eficiência no cumprimento do plano de ação definido para o recolhimento dos cabos soltos que deve ser concluído até o final de 2025.
Secretaria Especial de Comunicação
Atendimento ao público: 12h às 18h
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - CEP.: 38061-080 - Uberaba/ MG - Tel.: (34) 3318-2000