19/08/2025
Foto: Divulgação
Grupo de Trabalho Intersetorial discutiu o fortalecimento das ações do Programa Saúde na Escola (PSE), na manhã desta segunda-feira, 18. O encontro para alinhamento de trabalho ocorreu na Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Participaram da reunião a secretária de Saúde, Valdilene Rocha; a diretora de Atenção à Saúde, Aline Tristão; a chefe do Departamento de Saúde Bucal, Márcia Nomelini; as enfermeiras da SMS, Dagma Wanderleia Costa e Tamie Maeda; a diretora de Apoio à Educação Básica da Secretaria Municipal de Educação, Luciana Gouvea; a analista de gestão educacional Luciana Sousa, e a assessora da Semed Déborah Rodrigues Lemos; os analistas educacionais da Superintendência Regional de Ensino (SRE), Leonardo Marcelino e Claudineia Rufino, e a professora doutora em nutrição da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Estefânia Maria Soares Pereira.
“O Programa Saúde na Escola é uma das políticas mais importantes, porque leva informação, cuidado e prevenção diretamente para dentro das escolas. E prestamos um serviço integrado com a comunidade escolar, fortalecendo hábitos saudáveis desde a infância até a adolescência. E para que esse programa alcance todo o seu potencial, é fundamental o trabalho em equipe. O grupo de trabalho do PSE é a base dessa construção: profissionais da saúde e da educação que se unem para planejar, executar e acompanhar cada ação. É essa parceria que garante resultados positivos, como a atualização vacinal, a promoção da saúde mental, a prevenção da violência e tantas outras iniciativas que impactam diretamente a vida dos nossos alunos”, explicou Valdilene Rocha.
Uberaba foi habilitada pelo Ministério da Saúde para participar do novo ciclo do Programa Saúde na Escola (PSE), referente ao biênio 2025/2026. O Município recebeu investimento de R$ 121.676,00 para desenvolver ações em 85 escolas da rede pública, beneficiando aproximadamente 39.543 alunos.
O PSE tem como objetivo promover saúde e prevenção de doenças entre estudantes da educação básica, tanto da rede estadual quanto municipal. Criado em 2007, o programa integra as áreas de saúde e educação, fortalecendo o desenvolvimento integral dos alunos.
A Portaria nº 7.568, publicada pelo Ministério da Saúde no dia 14 de julho, definiu as temáticas com base em demandas de gestores estaduais e municipais, bem como nas especificidades de cada território. A seleção considerou indicadores epidemiológicos e sociodemográficos, com dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc), Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) e Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (Sisab).
Secretaria Especial de Comunicação
Atendimento ao público: 12h às 18h
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - CEP.: 38061-080 - Uberaba/ MG - Tel.: (34) 3318-2000