WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR

DENGUE..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

17/12/2024

Prefeitura apresenta experiência exitosa em reunião da Rede Ecos do Ministério da Saúde

Reunião virtual com participantes interagindo por videochamada.

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), participou de um encontro online do Ministério da Saúde (MS), nesta terça-feira (17). A reunião da Rede Ecos - Economia e Desenvolvimento em Saúde – contou com mais de 150 gestores do Serviço Único de Saúde (SUS).  A SMS apresentou a experiência do município de Uberaba/MG com a utilização do ApuraSUS e a análise de custos. Uberaba é um dos seis municípios no Brasil que têm Núcleo de Economia da Saúde ativo e institucionalizado.

 

A SMS foi representada pela secretária de Saúde, Valdilene Rocha; pela diretora de Assuntos Estratégicos da SMS, Simone da Mata Ramos; e pelas enfermeiras-referência do Programa Nacional de Gestão de Custos na SMS, Thais Corrêa e Letícia Castro. 

 

A equipe apresentou a experiência na utilização do ApuraSUS e a análise de custos. O Sistema de Apuração e Gestão de Custos do SUS (ApuraSUS) é uma ferramenta desenvolvida pelo Ministério da Saúde para auxiliar no processo de apuração e gestão de custos em distintas Unidades de Saúde do SUS, de forma padronizada e estruturada. Ele é um sistema web, de livre acesso, para público específico, formado por secretarias e entes que aderiram ao PNGC.

 

Em 2021, Uberaba aderiu ao PNGC em três unidades hospitalares, através do Projeto OtimizaSUS vinculado ao módulo valor em saúde da Política Hospitalar do Estado de Minas Gerais – Valora Minas. Já em 2022, foi iniciada e concluída a implantação do programa em 37 unidades da Atenção Básica, nas 02 URS, CAISM e nas duas UPAs. Ainda em 2022, Uberaba se tornou a primeira cidade mineira a completar o ciclo do PNGC.

 

Em 2023, foi instituído o Núcleo de Economia da Saúde (NES) de Uberaba. Em 2024, foi publicado um artigo intitulado de "Implantando o Sistema de Apuração de Custos (ApuraSUS) em duas Unidades de Atenção Primária à Saúde, no município de Uberaba/MG", publicado no livro Governança e Gestão Pública em Último Ano de Mandato. 

 

Agora, a SMS seguirá atuando para fortalecer o NES com ampliação de profissionais, aproximar e capacitar as unidades no processo de lançamento e análise de dados, além de otimizar as ferramentas internas. A partir de 2025, Uberaba terá capacitação já agendada com o Ministério da Saúde na temática Banco de Preços em Saúde, que também agrega a uma das ações do NES.

 

O evento foi conduzido pela coordenadora de Ações Estruturantes em Economia da Saúde do MS, Jamyle Grigoletto, com a presença de Carlos Augusto Grabois Gadelha - secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde. Ao longo do encontro, foram debatidos os avanços e desafios do Siops, apresentado o app Monitora SUS, onde estão os NES do Brasil e relatos de estudos econômicos. Além da experiência exitosa de Uberaba, também foi apresentada a de Piracicaba (SP). 

 

Secretaria Especial de Comunicação

OUTRAS NOTÍCIAS

Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG

Telefone: (34) 3318-2000

Atendimento ao Público: Das 12h às 18h