ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
18/12/2024
Foto: Divulgação
Nesta quarta-feira (18), o Departamento de Vigilância Epidemiológica, por meio do Núcleo Intersetorial de Prevenção da Violência e Promoção da Paz (Nupaz), promoveu uma palestra sobre violência sexual, com foco na proteção de crianças e adolescentes. Voltada para professores, a ação foi realizada no Centro Estadual de Educação Continuada (Cesec) Professora Maria Emília da Rocha, no bairro Santa Maria.
A palestra foi ministrada pela enfermeira da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde e membro do Nupaz, Raissa Mazeti. Ao longo da apresentação, a profissional abordou tipos de violência, com ênfase na sexual, e o que deve ser feito no ambiente escolar para identificar possíveis casos e evitar revitimização. A apresentação foi pautada no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), nas legislações vigentes e no Fluxo de Atendimento às Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência em Uberaba.
Além disso, os professores puderam aprender um pouco mais sobre Revelação Espontânea, Escuta Especializada e Depoimento Especial. Tendo em vista o ambiente escolar, o destaque foi a Revelação Espontânea, que é quando uma criança ou adolescente relata, de forma espontânea, a um profissional ou a qualquer pessoa de confiança, que foi ou está sendo vítima de violência.
Raissa Mazeti ressaltou que qualquer profissional da Rede de Proteção pode receber a Revelação Espontânea, pois normalmente ela acontece em ambientes onde a criança se sente segura para relatar a violação de direito. Já a Escuta Especializada é uma entrevista realizada por profissionais da rede que receberam capacitação. Por fim, o Depoimento Especial é feito apenas pelo Judiciário, no caráter investigativo. Importante ressaltar que a Revelação Espontânea deve ser relatada, com intuito de proteger e encaminhar assertivamente a criança ou adolescente.
A partir disso, também foi esclarecido quando o Conselho Tutelar, serviço de saúde ou forças de segurança devem ser acionadas. Em Uberaba, o serviço de saúde referência para atendimento de casos de violência sexual, em até dez dias do ocorrido, é o Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Após esse período, a unidade referência passa a ser o Núcleo Especializado no Atendimento às Vítimas de Agressão Sexual (Nevas). O Nevas está localizado na Avenida Orlando Rodrigues da Cunha, 2.223 - Abadia.
Secretaria Especial de Comunicação
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h