WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR

DENGUE..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

18/12/2024

Com relatórios do drone, SMS inicia ações direcionadas de combate à dengue

Operador de drones realiza mapeamento para combate à dengue em área verde.

Foto: Arquivo

Na última semana, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) recebeu o mapeamento realizado pelo drone de combate à dengue. O conteúdo disponibilizado pela empresa contratada consiste em relatórios, mapas e planilhas obtidos após as operações do equipamento. Agora, a SMS deu início às ações de prevenção e combate subsidiadas pelos dados técnicos. 

 

Dentre os mais de 1.700 pontos catalogados, são apontadas caixas d’água elevadas (38); poço/caçamba (2); tonéis, barris, tambores (233); máquinas e equipamentos em pátios (14); piscinas e fontes (849); lixo (455); pneus (61) e outros (120). Vale mencionar que em “outros” entram lajes com acúmulo de material. Os pontos ainda são segmentados por tipo, ou seja, os que fazem referência ao armazenamento de água, a depósitos fixos e depósitos que são passíveis de remoção. 

 

Nesta segunda-feira (16), 76 Agentes de Combate às Endemias começaram a percorrer a área mapeada pelo drone. Por meio dos relatórios, foram desenvolvidos boletins com as coordenadas específicas, para que seja possível verificar se os pontos de armazenamento de água ou de depósito contam com focos do mosquito da dengue. 

 

A partir disso, os agentes irão instruir os moradores sobre o que deve ser retirado, coberto ou limpo, além aplicarem larvicidas e inseticidas, conforme necessidade. Também serão disponibilizadas telas de proteção para os proprietários da área que possuem caixa d’água destampada, com as orientações de como o item deve ser instalado. Posteriormente, os imóveis que os agentes não conseguirem acessar serão encaminhados para fiscalização do Departamento de Posturas.

 

O drone mapeou regiões dos bairros Residencial Beija-Flor I e II, Residencial Nova Era, Residencial Colibri e Colibri II, Ilha de Marajó, Pacaembu, Residencial Morumbi, Residencial Copacabana, Parque dos Girassóis e Girassóis II, Estância dos Ypês e Parque das Laranjeiras. Esta foi a primeira etapa de operação do drone. Posteriormente, ainda serão feitas outras seis etapas de voo com drone, para mapear outros pontos da cidade. 

 

Secretaria Especial de Comunicação

OUTRAS NOTÍCIAS

Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG

Telefone: (34) 3318-2000

Atendimento ao Público: Das 12h às 18h