19/05/2023

Prefeita participa da inauguração da nova sede de casa de acolhimento à vítima de violência

Foto: Divulgação

A prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, acompanhada da secretária de Desenvolvimento Social, Gicele Gomes, participou, na manhã desta sexta-feira (19), da inauguração da nova sede da Casa de Acolhimento Madre Teresa de Calcutá. A unidade, mantida por uma associação privada sem fins lucrativos e cofinanciada pelo Município, oferece acolhimento institucional à vítima de violência doméstica.

“Nós trabalhamos muito nesses dois anos e meio para que pudéssemos avançar, cada vez mais, nas políticas públicas de acolhimento à mulher. Eu, como mulher e primeira prefeita da nossa cidade, gostaria muito que não tivéssemos casas como essa. Mas é necessário e temos que enfrentar os problemas com soluções”, disse a chefe do Executivo.

Com repasse mensal de R$ 20 mil, o Município cofinancia 20 vagas na instituição para abrigar mulheres em situação de violência doméstica, com ameaça à vida, podendo ser acompanhada pelos filhos. De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social, esse serviço começou a ser oferecido pela Prefeitura de Uberaba em 2021, por meio de termo de colaboração celebrado entre o Poder Público e instituição do terceiro setor.

“A proposta é proteger e prevenir a continuidade da violência, além de propiciar condições de segurança física e emocional para que a vítima rompa o ciclo de violência e reconstrua sua vida”, destacou a secretária. O encaminhamento para a unidade é imediato, após o registro do boletim de ocorrência. O período de permanência depende do caso.

A parceria em vigência, com a Casa de Acolhimento Madre Teresa de Calcutá, teve início em dezembro do ano passado. O termo de colaboração tem validade de 12 meses e admite prorrogação.

Secretaria Especial de Comunicação