04/10/2022

População pode contribuir com a proposta orçamentária para 2023

Foto: Arquivo

A Prefeitura de Uberaba abriu consulta pública para a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2023. A população tem até a próxima segunda-feira (10) para apontar quais demandas devem ser priorizadas no ano que vem. O formulário está disponível em bit.ly/LOAPMU2023.

Um dos instrumentos de planejamento do poder público, a LOA estima a receita e fixa as despesas do Município para o próximo exercício. O documento é elaborado pelo Poder Executivo com base nas diretrizes apontadas no Plano Plurianual (PPA) e na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

No formulário lançado, o cidadão poderá escolher até duas ações que considere prioridade nas áreas da saúde, educação, desenvolvimento econômico e social, agronegócio, saneamento, trânsito, infraestrutura, meio ambiente, esporte e cultura.

“O resultado da consulta pública orientará a administração municipal na proposta da LOA, considerando os recursos disponíveis. A participação popular vem se consolidando gradativamente e esperamos que não seja diferente nesse momento de elaboração do orçamento”, afirmou o assessor-geral de Orçamento e Controle da Prefeitura, Jorge Macedo.

A Prefeitura tem até 15 de outubro para protocolar a proposta da LOA para 2023 na Câmara de Uberaba. Para o ano de 2022, a LOA previu orçamento de R$ 1.656.137.650,07, valor 4,15% maior que o aprovado para 2021.