21/08/2025
Foto: Arquivo
A equipe da Patrulha Maria da Penha da Guarda Civil Municipal (GCM) de Uberaba atendeu, nesta quinta-feira (21), ocorrência de violência doméstica que resultou na prisão em flagrante de um homem suspeito de agredir brutalmente uma mulher. A vítima foi localizada no hospital, onde recebia atendimento médico em razão das agressões sofridas no dia anterior.
Durante o atendimento na unidade hospitalar, ela relatou que estava em frente à residência onde morava quando foi surpreendida pelo autor, que iniciou uma série de agressões físicas. A mulher afirmou ter sido atingida com pauladas e golpes de objeto cortante, possivelmente um facão, o que lhe causou ferimentos graves, incluindo a amputação parcial de um dedo e lesões na cabeça.
Um vizinho presenciou a cena e confirmou à equipe que o agressor teria retornado ao imóvel com a intenção de continuar o ataque. A vítima também relatou que já havia recebido diversas ameaças de morte por parte do autor.
Diante da gravidade da situação, a Patrulha Maria da Penha encaminhou a vítima ao Centro Integrado da Mulher (CIM), onde recebeu acolhimento e medidas de proteção. Para que ela pudesse retirar seus pertences e os objetos dos filhos menores, a ação contou com apoio da viatura de recobrimento, já que contra o suspeito havia uma medida protetiva em vigor.
Durante o acompanhamento, os agentes avistaram nas proximidades um indivíduo com as mesmas características do agressor. Ele foi abordado e identificado como R.R.F., e recebeu voz de prisão. O homem foi conduzido à UPA para avaliação médica e, em seguida, apresentado à autoridade policial para as devidas providências.
Agosto Lilás - O Agosto Lilás é uma campanha nacional criada pelo Governo Federal, que transformou o mês de agosto em um período de conscientização e combate à violência contra a mulher. A escolha da data remete à sanção da Lei Maria da Penha (Lei Federal nº 11.340/2006), em 7 de agosto, considerada um marco histórico no enfrentamento da violência doméstica no Brasil.
Em Uberaba, a Guarda Civil Municipal integra essa rede de proteção, por meio da Patrulha Maria da Penha, um serviço especializado no acompanhamento de mulheres com medidas protetivas, oferecendo segurança e prevenindo novas agressões. O caso relatado é um exemplo de descumprimento de medida protetiva.
“A ação reforça a eficácia e o comprometimento da corporação em servir à comunidade, com destaque para a defesa da vida e a proteção dos direitos das mulheres”, destacou a GCM integrante da Patrulha Maria da Penha, Silvia Regina.
O trabalho da Patrulha é executado por meio de acompanhamentos preventivos garantindo que mulheres amparadas por medidas protetivas recebam visitas periódicas, estejam seguras e amparadas. Em casos de emergência ou para obter informações, a população pode acionar a Guarda Municipal pelos números 153 ou WhatsApp (34) 3336-4546.
Secretaria Especial de Comunicação
Atendimento ao público: 12h às 18h
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - CEP.: 38061-080 - Uberaba/ MG - Tel.: (34) 3318-2000