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16/06/2025
Foto: Arquivo
A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb), realizou no último sábado (14) um mutirão para dar agilidade aos processos que estavam em tramitação no Departamento de Cemitérios. Dos 762 processos analisados, 220 foram totalmente concluídos e 542 dependem de providências por parte dos responsáveis para serem finalizados. No dia 26 de julho, uma nova etapa será destinada ao atendimento à população e recebimento de documentos.
Desse total, 371 processos seguem em tramitação adiantada, dos quais 144 resultaram em novas notificações para complementação de documentos, informações ou ajustes. Outros 90 casos já haviam sido notificados anteriormente e estão com envio de documentos pendentes. Ainda estão em fase de análise 118 processos, cujos documentos foram entregues recentemente, e 19 foram encaminhados para a solicitação de comprovante de pagamento de taxas, última etapa para a regularização completa. Além disso, 171 novos processos tiveram análise iniciada.
Entre os trâmites estavam solicitações como concessão de sepultura, autorização para construção ou reforma, pedidos de transferência de titularidade e retificação de Termo de Concessão de Sepultura.
Segundo a superintendente de Serviços Urbanos, Thaisa Meneghello Esselin e Oliveira, o mutirão foi uma estratégia eficaz para reduzir o passivo e garantir mais celeridade nos serviços prestados à população. Por isso, uma segunda etapa já foi programada para julho. “A ideia é fazermos um segundo mutirão para que possamos recepcionar os documentos que os responsáveis precisam entregar e, assim, finalizar a instrução processual. Marcamos esse novo atendimento para o dia 26 de julho, das 8h às 13h, no Departamento de Cemitérios, anexo ao Cemitério São João Batista. Teremos uma equipe dedicada exclusivamente para resolver essas pendências", esclareceu.
A população que precisa comparecer ao mutirão receberá uma notificação pelos Correios indicando a documentação solicitada. “Aproveito para convidar também quem tiver processos em andamento, como transferência de titularidade, autorização para reforma ou concessão de sepultura, a nos procurar nesse mesmo dia. Estaremos com plantão, à disposição para tirar dúvidas, verificar documentos e orientar o cidadão”, reforçou Thaísa.
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