13/08/2025
A Prefeitura de Uberaba oficializou, nesta quarta-feira (13), por meio de decreto da prefeita Elisa Araújo, publicado no Diário Oficial do Município, jornal Porta-Voz, a criação do Comitê de Efeitos Climáticos. O novo órgão estratégico terá como missão elaborar protocolos e coordenar ações para prevenir e mitigar crises decorrentes de eventos climatológicos, como estiagens prolongadas, incêndios e escassez hídrica.
O vice-prefeito Mauricinho de Sá foi designado para presidir o Comitê, reforçando o compromisso da gestão municipal em centralizar, sob uma liderança articulada, a coordenação das políticas de segurança hídrica e de resposta às mudanças climáticas.
“O Comitê permite a integração entre todas as áreas envolvidas nesse tema, como Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Obras, Trânsito, Meio Ambiente entre outras e, assim, podemos agir diante dos desafios impostos pelas mudanças climáticas. Nossa prioridade é combater queimadas, minimizar os efeitos do período de seca, proteger o meio ambiente e resguardar a população com ações rápidas entre os diversos órgãos e setores da sociedade”, destacou Mauricinho.
O colegiado será composto por representantes de órgãos da Administração Direta e Indireta, incluindo Defesa Civil, Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau), Secretaria de Meio Ambiente (Semam), Secretaria do Agronegócio (Sagri), Secretaria de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb), Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Secretaria de Defesa Social (SDS). A atuação será intersetorial, garantindo alinhamento de políticas públicas nas áreas de gestão de recursos hídricos, combate a incêndios, saneamento, infraestrutura e educação ambiental.
Entre as competências do Comitê estão articular ações de proteção e manejo dos recursos hídricos; integrar planejamentos municipais para segurança hídrica; promover campanhas educativas e de conscientização; incentivar o uso racional e eficiente da água; facilitar o diálogo com órgãos estaduais e federais; e planejar estratégias de prevenção e resposta a crises climáticas.
As reuniões também poderão contar com a participação de entidades públicas e privadas, organizações da sociedade civil e especialistas, assegurando amplitude técnica e representatividade social.
O decreto entra em vigor imediatamente, com efeitos retroativos a 5 de maio de 2025, reconhecendo e validando as ações já adotadas pela gestão no enfrentamento do período de estiagem e de incêndios no município.
Secretaria Especial de Comunicação
Atendimento ao público: 12h às 18h
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - CEP.: 38061-080 - Uberaba/ MG - Tel.: (34) 3318-2000