10/06/2024

Junho Violeta alerta para o combate à violência contra o idoso

Foto: Freepik (IA)

Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, celebrado em 15 de junho, a Prefeitura de Uberaba promove, durante este mês, ações para sensibilizar a população sobre o tema. A ação é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Seds), em parceria com o Núcleo Intersetorial de Prevenção da Violência e Promoção da Paz (Nupaz) e a Câmara de Uberaba.

A campanha "Junho Violeta" começa nesta quarta-feira (12), com atividades na quadra do Jardim Maracanã, na Rua Ivan Donizete Carvalho, das 8h às 11h. Estão programadas palestra de conscientização, orientações jurídicas sobre os direitos da pessoa idosa, atualização do Cadastro Único (CadÚnico), vacinação, aferição de pressão e testagem para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

Na próxima terça-feira (18), a programação será levada para a Unidade de Atenção ao Idoso (UAI), no mesmo horário. Devido à reforma da sede da Unidade, a UAI funciona, temporariamente, na Fundação Municipal de Esporte e Lazer de Uberaba (Funel), no bairro Abadia.

Já no dia 24 de junho, está marcado o 1º Seminário de Conscientização e Prevenção Contra a Violência à Pessoa Idosa. O evento será das 8h30 às 16h30, no anfiteatro da Prefeitura de Uberaba. Ainda durante o mês, haverá a distribuição de material informativo em unidades da rede municipal que atendem ao público da terceira idade.

Conforme o gerente do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Leonardo dos Santos, as ações buscam alertar para diferentes violações de direito sofridas por pessoas idosas, como a negligência, o abuso financeiro e as violências física, psicológica e sexual.

"A campanha reforça a importância de tratar as pessoas idosas com dignidade e respeito, reconhecendo suas contribuições ao longo da vida e assegurando que elas recebam o cuidado e a proteção que merecem", afirmou.

Em caso de violência contra o idoso, o cidadão pode denunciar no Disque Direitos Humanos - Disque 100; na Polícia Militar pelo 190; no CREAS pelo (34) 3317-1500 ou na Delegacia de Polícia Civil.