ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
14/04/2025
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) publicou, no Porta-voz desta segunda-feira (14), a Portaria nº 050/2025, que estabelece os critérios para o repasse da parcela complementar do Programa Municipal Dinheiro Direto na Escola (PMDDE) a partir de 2026. O texto detalha os indicadores que serão considerados para a distribuição de valores às 79 unidades de ensino, com foco na pontualidade e transparência da prestação de contas, desempenho acadêmico e impacto junto à comunidade escolar.
Para este ano de 2025, os repasses do PMDDE serão realizados em duas parcelas fixas, que totalizam R$ 6,2 milhões - um aumento de quase 9% em relação a 2024. A primeira, no valor total de R$ 3.074.120,15, já foi distribuída às unidades de ensino. A segunda parcela está prevista para ser repassada em junho.
As unidades podem utilizar os recursos para melhorias estruturais, compra de equipamentos, pequenos reparos e ações emergenciais. "Desta forma, garantimos que as unidades escolares do município consigam ter um fluxo constante e ágil de manutenções e aprimoramentos. O objetivo é estimular uma gestão mais eficiente, participativa e voltada para resultados", destacou a diretora de Planejamento e Gestão da Semed, Sofia Martinelli.
A partir de 2026, o valor variável da parcela complementar será distribuído proporcionalmente ao desempenho de cada unidade escolar, com base nos quatro critérios estabelecidos pela portaria. A pontualidade e a transparência na prestação de contas poderão garantir, juntas, até 20% do valor adicional.
Já o desempenho acadêmico será o critério de maior peso, representando até 50% da verba complementar, com base em relatórios sobre o cumprimento de metas educacionais e participação dos estudantes em avaliações aplicadas pelo município.
Além disso, o impacto do trabalho da escola perante a comunidade, medido por uma pesquisa de satisfação com responsáveis pelos alunos, poderá garantir até 10% da parcela. Unidades que apresentarem desempenho insatisfatório em qualquer dos critérios definidos poderão deixar de receber parte significativa, ou mesmo a totalidade, dos valores complementares.
Secretaria Especial de Comunicação
Atendimento ao público: 12h às 18h
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - CEP.: 38061-080 - Uberaba/ MG - Tel.: (34) 3318-2000