12/04/2024

Educação percorre escolas de Uberaba para ouvir crianças e estruturar PMPI

Foto: Arquivo

A Secretaria de Educação de Uberaba (Semed) iniciou o processo de implementação do Plano Municipal da Primeira Infância (PMPI), de modo intersetorial, projetado para fortalecer as políticas públicas que apoiam o desenvolvimento infantil na rede municipal. O plano será desenvolvido a partir de uma escuta ativa das crianças, por meio de atividades lúdicas e criativas, para entender suas necessidades e perspectivas.

O PMPI está alinhado com os princípios estabelecidos pelo Plano Nacional pela Primeira Infância e envolve uma colaboração extensa entre diferentes setores da sociedade e do governo. O coração deste plano é a realização de uma série de atividades planejadas nas escolas, onde os professores, sob orientação pedagógica, conduzem dinâmicas que promovem a expressão livre e a criatividade infantil, explicou o secretário de Educação, Celso Neto.

Segundo ele, a Semed determinará um fluxo de visitas a determinadas unidades escolares, com base em um critério de zoneamento urbano e rural, para reunir amostras da escuta ativa. Um cronograma de atividades já está definido, com visitações às escolas programadas para ocorrerem entre os dias 16 e 25 de abril.

A estratégia envolve também uma preparação intensa com os gestores das unidades escolares para assegurar que todos os envolvidos compreendam a importância do projeto e como as atividades devem ser organizadas.

As respostas e ideias coletadas durante as sessões de escuta lúdica com as crianças serão usadas diretamente para informar e melhorar as propostas de ensino no PMPI. Esta inclusão direta das vozes das crianças garante que o plano não só respeite seus direitos e necessidades, mas também fomente um ambiente educacional mais adaptado e responsivo às suas realidades.

"O PMPI propõe não apenas uma política pública de imediato impacto, mas um legado de longo prazo que acompanhará as crianças de Uberaba ao longo de suas vidas. A inclusão de suas vozes no início promove a cidadania ativa desde a mais tenra idade e prepara o terreno para uma geração mais consciente, responsável e participativa", destacou o secretário Celso Neto.