04/11/2022

Controladoria-Geral de Uberaba busca referências para Plano Municipal de Integridade

Foto: Divulgação

Em fase de planejamento do Plano Municipal de Integridade, membros da Controladoria-Geral de Uberaba estiveram em Uberlândia, nesta quinta-feira (3), para conhecer o projeto da administração municipal vizinha que busca combater fraudes e corrupção no poder público.

A controladora adjunta de Uberaba, Júnia Camargo, e as analistas Lídia Toledo e Marina Lyrio foram recebidas, no Centro Administrativo da Prefeitura de Uberlândia, pelo controlador-geral da cidade, Modesto Rabelo, e pela equipe do órgão.

Lançado em setembro, o Plano de Integridade do Município de Uberlândia estabelece diretrizes de boas práticas para um serviço público mais transparente e eficiente. Durante a reunião, os servidores das duas cidades debateram sobre a formatação do plano e a importância do documento para a gestão municipal.

“Um plano de integridade precisa ser pensado para que não seja apenas um documento formal, mas que, de fato, promova a mudança da cultura organizacional e seja um instrumento de combate aos atos ilícitos. Saímos de Uberlândia com uma visão mais clara sobre como fazer e com sugestões de quem já tem experiência nesse processo”, afirmou Júnia.

De acordo com Modesto, o Plano de Integridade do Município de Uberlândia foi construído sobre oito eixos, entre eles, comprometimento da alta administração, gestão de riscos, treinamento, canal de denúncias, medidas correcionais e monitoramento. "Por meio do Plano de Integridade, desempenhamos um papel transparente sobre as ações governamentais, levando ao conhecimento da população tudo aquilo que é executado na gestão do nosso Município", pontuou o controlador-geral.

Além da criação de um plano de integridade, Uberaba trabalha em outras frentes para fomentar a ética no serviço municipal. Em agosto do ano passado, a Prefeitura aderiu ao programa anticorrupção "Time Brasil" da Controladoria-Geral da União (CGU). No mês seguinte, recebeu o selo de participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC), criado pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla).

Também no ano passado, a Prefeitura de Uberaba instituiu a Política Municipal de Governo Aberto e disciplinou, no âmbito local, a vedação ao nepotismo, estabelecendo diretrizes a serem seguidas em caso de suspeita. Já em 2022, o  Município concedeu as senhas dos sistemas informatizados à Promotoria de Defesa do Patrimônio Público, concretizando iniciativa pioneira de eficiência e transparência na administração pública.