27/05/2023

Casamento Comunitário celebra união de 90 casais

Foto: Divulgação

Noventa casais formalizaram a união civil na noite desta sexta-feira (26), na 18ª edição do Casamento Comunitário promovido pela Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), e pelo 1º Ofício de Registro Civil das Pessoas Naturais de Uberaba.

Com a presença de familiares, os noivos entraram ao som da marcha nupcial interpretada pela Orquestra Municipal de Uberaba e trocaram alianças na hora do “sim”, durante a cerimônia oficializada por um juiz de paz, no Centro de Eventos Rômulo Kardec de Camargos.

Entre os casais, estavam Heliana Silva, trabalhadora doméstica de 43 anos, e Luciano da Rocha, motorista de aplicativo de 52 anos.“Nunca havia me casado, foi minha primeira vez. Fiquei muito emocionada, meu coração palpitou”, contou a noiva. “Estou muito feliz e gostei muito do evento. Ainda não tínhamos encontrado a hora certa para casar. Valeu a pena esperar”, complementou o noivo.

A prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, compôs a mesa de autoridades e recepcionou os 90 casais ao lado da secretária de Desenvolvimento Social, Gicele Gomes, e dos vereadores Almir Silva, líder do Executivo na Câmara, e Lu Fachinelli.

“Cada cantinho e detalhe de hoje foi pensado com muito carinho para coroar o amor de vocês. Nós somos servidores públicos e estamos aqui para construir políticas públicas e proporcionar momentos que são de direitos de vocês”, disse a prefeita.

Além de formalizar a união civil de casais de baixa renda, assegurando a eles os direitos decorrentes do matrimônio, a iniciativa tem como objetivo fortalecer os vínculos familiares, destacou a secretária de Desenvolvimento Social.

"Hoje, nós estamos celebrando um dia muito importante para todos vocês, assim como é para nós. É um momento de reforçar a importância da família e de fortalecer os vínculos familiares, mas, acima de tudo, de realizar um sonho de vocês, que também é nosso", afirmou a secretária.

Para se candidatar ao Casamento Comunitário, era preciso ter renda per capta de até um salário-mínimo e morar há mais de três anos em Uberaba. As vagas (100) foram disponibilizadas por meio de edital público, publicado em fevereiro pela Prefeitura. No ano passado, a 17ª edição do evento formalizou a união de 87 casais.