10/07/2025
Foto: Arquivo/CMU
A Câmara Municipal de Uberaba sediou, nesta quarta-feira (9), audiência pública para discutir o cronograma das obras viárias previstas para a BR-050, um dos eixos logísticos mais importantes da cidade e da região. O encontro, proposto pelo vereador Tulio Micheli (PSDB), reuniu representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), da concessionária Ecovias Minas Goiás, e da Prefeitura de Uberaba, bem como lideranças comunitárias e entidades da sociedade civil organizada.
Durante a audiência, foram confirmados os prazos das principais intervenções que prometem desafogar, com segurança, o trânsito urbano. O viaduto na região do antigo clube Cascata terá as obras iniciadas em maio de 2026, com conclusão prevista para outubro do mesmo ano. Já a intervenção no entroncamento da BR-050 com a BR-262, na entrada do bairro Jardim Maracanã, deve começar em novembro de 2026, com entrega estimada para maio de 2028.
Representando o Poder Executivo, participaram o secretário de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb), Pedro Arduini, e o secretário de Defesa Social (SDS), Antônio Sousa Filho.
Pedro Arduini ressaltou a importância do esforço coletivo para viabilizar as obras. “Hoje é um dia importante para Uberaba, porque vemos o resultado da união de forças entre Executivo, Legislativo, entidades da sociedade civil organizada e toda a comunidade. São obras essenciais para a mobilidade urbana e para o desenvolvimento econômico da região, e que foram determinadas como prioridade absoluta pela prefeita Elisa Araújo. Seguiremos vigilantes e atuantes para que cada prazo seja cumprido e essas melhorias se tornem realidade o quanto antes”, afirmou.
Está prevista a construção de duas passarelas para pedestres, sendo uma no km 171, próximo ao bairro Alfredo Freire, e outra no km 175, nas imediações da loja Havan. Segundo a ANTT, essas estruturas devem ficar prontas até outubro de 2025. Segundo o gerente de Engenharia da Ecovias, Guilherme Sampaio, as passarelas não estavam previstas no contrato original, mas foram incluídas em razão da necessidade local. Ele também detalhou que estão planejadas obras de recuperação asfáltica e melhorias estruturais em pontos estratégicos da BR-050.
O gerente de Gestão de Investimentos Rodoviários da ANTT, Luciano Assis, destacou que a agência acompanhará de perto todas as etapas e exigirá da Ecovias o cumprimento rigoroso dos prazos. E informou que será implantada cobertura de telefonia móvel 4G em toda a rodovia, melhorando a segurança dos usuários.
A audiência foi acompanhada por representantes da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba (Aciu), do Sindicato Rural de Uberaba (SRU), do Instituto de Engenharia e Arquitetura do Triângulo Mineiro (IEATM), além de lideranças comunitárias e população em geral.
Secretaria Especial de Comunicação
Atendimento ao público: 12h às 18h
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - CEP.: 38061-080 - Uberaba/ MG - Tel.: (34) 3318-2000