16/07/2025

Agendamento eletrônico da Saúde confirma mais de 32 mil consultas e 56 mil exames no primeiro semestre de 2025

Imagem de uma profissional sorridente usando um headset, representando atendimento ao cliente ou telemarketing.

Foto: Freepik

A Prefeitura de Uberaba, por meio do Departamento de Gestão do Agendamento Eletrônico da Secretaria Municipal de Saúde, confirmou 32.377 consultas e 56.300 exames entre janeiro e junho de 2025.

 

Com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h, e aos sábados, das 7h às 17h, o setor tem intensificado suas estratégias para reduzir a demanda por consultas, exames e cirurgias eletivas.

 

A secretária de Saúde, Valdilene Rocha, destacou que esses números refletem o compromisso da Prefeitura de Uberaba com o acolhimento e a eficiência no atendimento à população.

 

“Estamos aprimorando os fluxos de agendamento eletrônico e atuando em diversas frentes para diminuir o tempo de espera da população. Entre as ações estão os mutirões, a elaboração de protocolos de encaminhamento, a teleconsultoria e a contratação de prestadores parceiros. Essas medidas já mostram resultados positivos, principalmente em especialidades como cardiologia, endocrinologia, neuropediatra, ginecologia e obstetrícia”, destacou a secretária.

 

De acordo com informações da SMS, em outubro de 2024, 2.383 pacientes estavam no agendamento eletrônico para consulta de cardiologia, sendo que em julho deste ano eram 11. Para consulta com neuropediatra, em outubro do ano passado, havia 389 pessoas na fila, em julho deste ano eram nove. Em outubro de 2024, havia 855 pacientes na fila aguardando atendimento em Ginecologia e Obstetrícia, número que passou para oito, em julho de 2025. As demandas por cardiologia e endocrinologia estão em dia.

 

As ligações de agendamento são exclusivamente pelo número (34) 3331-2700, que não recebe chamadas. Caso o paciente não possa comparecer na data marcada, é fundamental comunicar com antecedência pelos telefones (34) 3331-2757 ou 0800 942 3160, possibilitando que outra pessoa seja chamada e evitando desperdício de vagas.

 

A Secretaria de Saúde orienta que os usuários mantenham seus dados cadastrais atualizados para garantir que sejam acionados. Vale lembrar que pacientes que confirmam o agendamento e não comparecem são automaticamente retirados da fila eletrônica e precisam reiniciar o processo, por meio de nova avaliação médica na Unidade Básica de Saúde (UBS) e reinserção na fila eletrônica.

 

Secretaria Especial de Comunicação 

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