ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
18/03/2025
Foto: Arquivo
Equipe do Serviço Especializado em Abordagem Social da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Seds) esteve, nesta terça-feira (18), no entorno da Mata do Carrinho, no bairro Parque das Américas, dando continuidade à ação integrada de acolhimento a pessoas em situação de rua.
A iniciativa contou com o apoio da Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb), Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Militar e Codau.
O gerente da Abordagem Social, Terence Melo, explicou que a força-tarefa com diversos órgãos acontece toda semana nos pontos com maior concentração de pessoas em situação de rua.
“A proposta é oferecer uma alternativa a essa população. Oferecemos abrigo, alimentação, cuidados de higiene, roupas, atendimento de saúde e apoio para que possam recomeçar. É um trabalho intenso de sensibilização, em que a decisão de cada indivíduo é respeitada”, afirmou.
Segundo o comandante da GCM, Marcelo Santos, o local também vinha sendo utilizado de forma irregular para descarte de materiais, gerando risco ambiental, favorecendo a proliferação de animais peçonhentos e podendo facilitar a prática de crimes. “A presença das forças de segurança é fundamental para manter a ordem e garantir a tranquilidade dos moradores”, destacou.
Além do Parque das Américas, a equipe integrada esteve na Praça Estrela da Vitória, bairro Estrela da Vitória; no viaduto Volta Grande, saída 427; no trevo da BR-050 com Avenida Filomena Cartafina; no Parque do Paço, Avenida dos Advogados, na Rua Ovídio de Alencar Araripe; e na Rua Benevenuto Inácio, esquina com Rua São Marcos.
Atualmente, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social disponibiliza 211 vagas em unidades de acolhimento institucional para pessoas em situação de rua. Com características residenciais, as instituições funcionam como moradia temporária e prestam atendimento integral aos acolhidos.
O Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro POP) também oferece serviços a esse público, com atendimento psicossocial, inscrição no CadÚnico, suporte para a regularização de documentos e encaminhamento para outros serviços assistenciais.
Ao ver uma pessoa em situação de rua, a população pode acionar a Abordagem Social pelo telefone (34) 99667-4451. A equipe atua diariamente nas ruas, em forma de busca ativa e atendendo aos chamados da população.
Secretaria Especial de Comunicação
Atendimento ao público: 12h às 18h
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - CEP.: 38061-080 - Uberaba/ MG - Tel.: (34) 3318-2000