A Prefeitura de Uberaba, por meio da Companhia Habitacional do Vale do Rio Grande (Cohagra), promove na próxima quarta-feira (13), às 18h, uma audiência pública para debater a revisão do Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS). O encontro acontecerá no Centro de Educação e Tecnologia Ambiental (Ceta), localizado dentro do Parque das Barrigudas, na Avenida Dr. Randolfo Borges Júnior, no 1.000.
De acordo com a presidente da Cohagra, Erika MarƟns, a iniciaƟva tem como objeƟvo promover o diálogo com a população sobre os rumos das políƟcas habitacionais do município. Durante a audiência gratuita e aberta ao público, serão discuƟdas as diretrizes, metas e estratégias para garanƟr o acesso à moradia digna, especialmente às famílias em situação de vulnerabilidade social.
Além das contribuições colhidas na audiência, a nova versão do PLHIS será subsidiada pelos dados coletados por meio da Avaliação Pós-Ocupação de Habitação de Interesse Social (APO-HIS), aplicada de forma periódica. Essa ferramenta permite um diagnósƟco detalhado e mulƟdimensional, fundamental para o planejamento e a elaboração de políƟcas públicas em diversas áreas sociais.
Com base nos resultados desse trabalho, serão definidas as diretrizes e instrumentos para orientar invesƟmentos em novas moradias, requalificação de habitações já existentes e melhorias em infraestrutura, como saúde, saneamento, educação e lazer, contribuindo para a garanƟa da qualidade de vida da população uberabense. Erika Martins lembra que o último plano foi elaborado em 2013, e sua revisão é essencial para atualizar as políƟcas públicas às novas realidades da cidade.
O evento é uma oportunidade importante para que moradores, lideranças comunitárias e representantes da sociedade civil contribuam com sugestões e demandas para a construção de um plano mais justo, eficaz e alinhado às necessidades reais da cidade. Para parƟcipar, os interessados devem realizar a inscrição por meio do link: hƩps://forms.gle/KszVsKmnsJDS54BW7.
A audiência conta com o apoio do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), da Fundação de Ensino e Pesquisa de Uberaba (Funepu) e da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).