14/08/2025

Viabilizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, “Cabeça de boi” é o único filme representante de Minas Gerais em Gramado

A imagem mostra banner da Lei Paulo Gustavo.

O filme Cabeça de Boi, dirigido por Lucas Zacarias, será exibido no próximo dia 18 de agosto no Festival de Cinema de Gramado. A obra está entre os 12 curtas-metragens selecionados para serem exibidos no evento, de um total de 1.090 inscritos, e concorre a 10 prêmios técnicos, incluindo Melhor Filme, Melhor Roteiro, Melhor Direção de Arte e Melhor Trilha Sonora Original.

 

Cabeça de Boi foi produzido por equipe inteiramente uberabense por meio dos recursos da Lei Paulo Gustavo, viabilizados pela Fundação Cultural de Uberaba "Professor Antônio Carlos Marques". O filme representa Minas Gerais no festival e também disputa o Prêmio Canal Brasil, que concede ao vencedor um contrato de licenciamento no valor de R$ 15 mil.

 

Narrado por um espírito prestes a reencarnar em Uberaba, o curta conta a história real do terreno de esquina da Praça Rui Barbosa, no centro da cidade, onde uma família foi dizimada pela tuberculose no início do século passado. O narrador relaciona o fato à dupla simbologia da cabeça de boi no local, associada tanto à prosperidade quanto à estagnação.

 

A equipe de Cabeça de Boi se prepara para representar Uberaba e todo o estado de Minas Gerais com orgulho, levando também um pouco da história e dos símbolos da cidade. Tiago Lorena, responsável pela gravação de áudio e mixagem de som do filme, fará o trajeto de quase 1.700 km entre Uberaba e Gramado, de carro, transportando algumas cabeças de boi usadas nas filmagens. 

 

“Vou de carro porque gosto de dirigir longas distâncias, atravessando estradas que me permitem conhecer um pouco mais de lugares que, como Uberaba, fazem parte do interior do Brasil. Mas é inevitável pensar nessa viagem como uma espécie de peregrinação. Levar as cabeças de boi arrancadas da terra para ambientes de grande prestígio e reconhecimento nas artes, como é o caso do Festival de Cinema de Gramado, é uma espécie de extensão da própria narrativa do filme”, afirma Tiago.

 

A premiação da Mostra Competitiva de Curtas-Metragens do Festival de Cinema de Gramado acontece na sexta-feira, 22 de agosto, às 20h, no Palácio dos Festivais.

 

Confira a ficha técnica do curta:

Com: Larissa Costa, Viatina-19 Fiv Mara Móveis, Edson Fernandes, Luciene Oliveira, João Pedro Ribeiro, Gabriella Martins, Ana Clara Spalato, Clayton Oliveira e Rodrigo Chagas. Direção e Roteiro: Lucas Zacarias Direção de Fotografia: Carol Borges Direção de Arte: Maycol Silveira Som Direto e Mixagem de Áudio: Tiago Lorena Produção: Isa Marques, Kate Árabe e Lucas Zacarias Direção de Performance: Edson Fernandes Trilha Sonora Original: Edu Caldeira Designer 3D Casarão: Matheus Medeiros Designer Fotografia Casarão: Guilherme Borges Still e Making off: Hugo Brito

 

Ramificações - O projeto não se resume apenas ao filme. Com a intenção de seguir arrancando cabeças de boi enterradas no terreno, o diretor da obra, Lucas Zacarias, coordena, ao lado da jornalista Sthefânia Gianvechio, o projeto Cinema no Estacionamento, que uma vez por mês exibe filmes gratuitamente no mesmo local retratado no curta.

 

Secretaria Especial de Comunicação e Assessoria do curta

 

Acessibilidade: Esse é o cartaz do curta-metragem “O Duplo Significado da Cabeça de Boi”, que se passa em uma cidade do interior do Brasil.

OUTRAS NOTÍCIAS

Programa Nacional de Transparência Pública Selo Programa Nacional de Prevenção à Corrupção Selo de certificação de transparência
Prefeitura Municipal de Uberaba

Atendimento ao público: 12h às 18h

Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - CEP.: 38061-080 - Uberaba/ MG - Tel.: (34) 3318-2000

CODIUB © 2025 Governo Municipal de Uberaba. Todos os Direitos Reservados.