25/07/2025
Foto: Arquivo/Codau
A Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) acionou nesta sexta (25) a segunda bomba elétrica do sistema de transposição do Rio Claro. A vazão do rio Uberaba caiu significativamente e a Codau alerta a população para economia de água, sobretudo no fim de semana, quando o consumo aumenta.
Nesta sexta (25) a vazão do rio Uberaba atingiu a marca de 1.200 l/s, exatamente a quantidade captada pela Codau para o abastecimento da cidade. Para evitar uma queda maior, a companhia acionou a segunda bomba elétrica do sistema de transposição, e neste momento dois equipamentos estão em operação, cerca de 300 L/s são bombeados para complementar a vazão do rio Uberaba.
A equipe técnica da Codau acompanha em tempo real, 24h, de forma automatizada e manual, a vazão e o nível do rio Uberaba, e os números estão caindo. O nível dos reservatórios e o consumo da população também é monitorado frequentemente, para adotar medidas quando necessário. E conforme levantamento pluviométrico, já são 88 dias sem chuvas consideráveis, portanto é preciso intensificar as medidas de economia, ter consciência sobre o uso da água, sem abusar.
“Precisamos contar com o apoio da população, não há previsão de chuva para os próximos dias, é necessário economizar e evitar o desperdício. No fim de semana o consumo aumenta, use a água sem exageros. Nas tarefas domésticas, por exemplo, priorize o balde ao invés de mangueira na limpeza da casa”, alerta o presidente da Codau, Rui Ramos.
Neste ano, o sistema de transposição do rio Claro foi acionado no dia 11 de julho. Ele conta com dois conjuntos motobomba elétricos, outros dois motores elétricos acionados por gerador e um outro conjunto, movido à diesel, que ficará disponível em caso de necessidade.
Atendimento ao público: 12h às 18h
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - CEP.: 38061-080 - Uberaba/ MG - Tel.: (34) 3318-2000