19/07/2022

Arquivo Público disponibiliza podcasts de entrevistas históricas em aplicativo

Foto: Divulgação

O processo de digitalização de documentos vem se intensificando ainda mais no Arquivo Público de Uberaba (APU), não apenas documentos administrativos, mas também documentos históricos para consulta e pesquisa com cunho acadêmico. Vale lembrar que, recentemente, o APU digitalizou mais de 800 mil documentos administrativos da Prefeitura e da Câmara.

Visando à celeridade na oferta dos serviços do Arquivo, um aplicativo foi desenvolvido para contato com o APU e acesso a documentos históricos (já digitalizados). A proposta do Departamento de Difusão, Pesquisa e Atendimento do APU, responsável pelo projeto, é entregar mais de 500 entrevistas, que hoje estão disponíveis apenas em CDs. Antes da migração desse conteúdo para o aplicativo, para que o pesquisador pudesse acessar esse conteúdo (em áudio), ele tinha que ter em mãos um tocador de CD. Além do desuso dos tocadores, os CDs correm risco constante de sofrer desgastes, o que tornaria impossível a sua recuperação. O acesso ao áudio em plataforma digital e a criação de um banco de dados sonoros digitais resolvem esses problemas.

Para o chefe do Departamento de Difusão, Luís Fernando Oliveira, a entrega do material digitalizado será gradual. "Toda semana teremos novas entrevistas no aplicativo do arquivo público, na aba Histocast – Entrevistas. Com isso, a médio e a longo prazo, mais de 500 horas de gravação estarão disponíveis para acesso rápido totalmente gratuito", ressaltou Oliveira.

O aplicativo pode ser baixado ou acessado pelo link: https://applink.com.br/arquivo-publico. Por ser um "AppLink", a plataforma está na web. Na prática, isso quer dizer que o aplicativo não consome espaço no celular. O consulente pode instalar ou não o aplicativo. Já estão disponíveis entrevistas com Dom Alexandre Gonçalves do Amaral, falecido em 2002; Dona Cida, do Hospital do Pênfico, falecida em 2009, e muitas outras personalidades. A plataforma também oferece acesso direto à página do Arquivo Público dentro do Portal do Governo Municipal.

O projeto, segundo o superintendente do Arquivo, José Rezende Filho, é digitalizar o máximo possível de documentos e disponibilizá-los de forma democrática. "Sabemos da importância do contato do historiador, pesquisador e artista com o conteúdo pesquisado. Por isso, mantemos todas as nossas atividades presenciais. O aplicativo é bom, é um facilitador, uma extensão do nosso Arquivo", enfatizou Resende.