WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR

DENGUE..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

30/08/2022

Arquivo Público de Uberaba prepara podcast para os 200 anos da Independência

Foto: Arquivo

Como eram as comemorações do 7 de setembro na cidade de Uberaba, no século XIX? O que mudou desde então? Essas e outras perguntas serão respondidas no Histocast "O 7 de Setembro". A série com 6 episódios está sendo produzida pelos pesquisadores José Rezende, Luiz Cellurale e Miguel Jacob Neto que fará, também, a locução.

 

A série de áudios estará disponível no dia 1º de setembro, no aplicativo do Arquivo Público: https://applink.com.br/arquivo-publico. Lembrando que não é necessário baixar na loja de aplicativos, basta acessar o link e, se preferir, instalar o app.

 

São 15 minutos divididos em seis episódios:

• Episódio #1  - Nos tempos do Brasil Império. • Episódio #2 - As festividades em 1902. • Episódio #3 - Em dias de Getúlio. • Episódio #4 - Período anterior ao governo militar. • Episódio #5 - Desfiles no período militar. • Episódio #6 - Da redemocratização aos dias atuais.

 

Com isso, o Arquivo Público quer apresentar a diversidade de documentos históricos, devidamente arquivados. Nesse caso específico, em áudio, no formato podcast. Segundo o chefe do departamento de difusão, pesquisa e atendimento, Luís Fernando Ribeiro de Oliveira, que também está responsável pelo projeto, "as pessoas, hoje, preferem esse formato, pois podem trabalhar, caminhar, dirigir, fazer outras coisas ao mesmo tempo que escutam o áudio", enfatizou.

 

Para o superintendente José Resende Filho, o Arquivo Público precisa lançar mão dessas novas tecnologias. "Embora o que apresentamos no podcast seja algo histórico, acompanhar o avanço tecnológico de difusão de informação é fundamental para que novos públicos também tenham acesso às riquezas que temos aqui", ressaltou o superintendente.

 

O superintendente fez questão de observar que esse material, que está na série "O 7 de Setembro", é apenas um fragmento sobre o assunto, e que qualquer pessoa pode pesquisar no Arquivo Público, desde que agende com antecedência.

 

Para agendamento de visitas guiadas dentro do APU ou palestras em ambientes escolares, anote os contatos: telefones: (34) 3338-2864/ (34) 3312-4315.

 

E-mail: atendimentoarquivo@uberaba.mg.gov.br. O horário de atendimento é das 8h30 às 11h30 e das 13h às 17h30. Os pedidos são aceitos até às 17h.

OUTRAS NOTÍCIAS