22/02/2024

Arquivo Público: 38 anos guardando a história de Uberaba e região

Foto: Arquivo

Nesta quinta-feira, 22, é aniversário do Arquivo Público de Uberaba. Desde a sua criação, não é apenas um guardião da história; é o coração pulsante de nossa memória coletiva, mantendo vivas as narrativas de nossa cidade e região, ressaltou o superintendente do Arquivo Público, José Resende Filho.

A oficialização do Arquivo Público de Uberaba, como autarquia vinculada à Secretaria Municipal de Educação e Cultura, aconteceu em 4 de novembro de 1985, com a sanção da Lei Municipal nº 3.656. Inaugurado oficialmente em 22 de fevereiro de 1986, o Arquivo iniciou uma nova era na preservação cultural da cidade.

Sob sua guarda, estão documentos valiosos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de um rico acervo de registros particulares. Esses incluem inventários post-mortem, processos criminais, cartas de alforria, atas e ofícios, bem como edições de jornais históricos de Uberaba, como Lavoura e Comércio e Gazeta de Uberaba. “Esse acervo, disponível para a comunidade, oferece uma janela para o passado, permitindo uma imersão na evolução da cidade desde seus primórdios como ‘Freguesia de Santo Antônio e São Sebastião do Uberaba’”, revelou José Resende.

O Arquivo Público não só atende à população local e regional, mas também apoia pesquisadores de todo o mundo, demonstrando a relevância de seus documentos para a história do Brasil Central. Além de sua função de preservação, a Superintendência tem o dever legal de formular políticas públicas de gestão documental, em alinhamento com as diretrizes do Conselho Nacional de Arquivos (Conarq).

José Resende informou que com a implantação da Gestão Sistêmica de Documentos e Informações Municipais (GSDIM), a Superintendência intensificou seus esforços na avaliação e correta destinação de documentos, facilitando o acesso do público à informação. Segundo ele, as iniciativas, como o Plano de Classificação Funcional e as Tabelas de Temporalidade de documentos, instituídos em 2007, reforçam o compromisso da Superintendência com a transparência e a preservação do patrimônio documental.

Para o superintendente do Arquivo Público, a prioridade dessa gestão é a facilitação do acesso aos documentos históricos. "Temos a importante missão de cuidar dos documentos de Uberaba e, como consequência, somos responsáveis pela preservação da história da nossa cidade. Além de buscarmos facilitar a interação entre a população e a instituição, construímos processos, simplificamos procedimentos e adotamos tecnologia moderna", enfatizou.

Atualmente, ligada à Secretaria Municipal de Administração, a Superintendência do Arquivo Público de Uberaba continua a ser um pilar na manutenção da história e cultura da região, garantindo que gerações futuras tenham acesso ao rico legado documental da cidade, afirmou.

Resende ainda acrescentou que é necessário olhar para o futuro. "Desejo que o Arquivo Público de Uberaba continue a florescer, expandindo suas coleções e alcançando novos horizontes em sua missão de preservar nossa herança histórica. Nossa história é riquíssima, nossos traços culturais irradiam pelo interior do Brasil. Deixo o convite para visitar o APU", ressaltou.

Acesse o aplicativo do Arquivo Público de Uberaba pelo link: www.applink.com.br/arquivo-publico. Nele, é possível agendar pesquisas, visitas guiadas ao Arquivo e fazer solicitações diversas. Além disso, o aplicativo oferece conteúdo histórico.

22/02/2024

Arquivo Público: 38 anos guardando a história de Uberaba e região

Foto: Arquivo

Nesta quarta-feira, 22, é aniversário do Arquivo Público de Uberaba. Desde a sua criação, não é apenas um guardião da história; é o coração pulsante de nossa memória coletiva, mantendo vivas as narrativas de nossa cidade e região, ressaltou o superintendente do Arquivo Público, José Resende Filho.