08/04/2022

Guarda Municipal retoma programa Escola Segura

A corporação da Guarda Civil Municipal (GCM) retomou em fevereiro, logo no começo das aulas, o patrulhamento preventivo na porta das escolas.

De acordo com o subcomandante da GCM, Marcelo dos Santos Silva, a iniciativa faz parte do programa Escola Segura. “Assim, desde a queda dos casos de Covid em Uberaba e o início do ano letivo nas escolas, na primeira semana de fevereiro, retomamos este patrulhamento preventivo no começo e término das aulas”, contou.

O subcomandante Santos salientou que o serviço é efetuado por dois guardas que atuam na porta das escolas, nos horários matutino e vespertino, além do noturno. A proposta é de organizar o trânsito na entrada e saída dos alunos, garantindo segurança, e também visa coibir pequenos furtos.

O GCM faz questão de frisar que o patrulhamento preventivo nas escolas municipais e também estaduais, dentro do possível, faz parte dos serviços afins da guarda.  Ele ressaltou que a presença da corporação implica em segurança para a comunidade escolar, sendo que em muitas instituições os guardas chegam a vistoriar o interior da escola.

Santos aproveita para reforçar o telefone da Guarda Municipal, que é o 153, cujo número fica 24 horas à disposição da população.

Centro de Segurança Orgânica - O secretário Glorivan Bernardes, da Defesa Social, faz questão de destacar a eficácia do patrulhamento preventivo e a interação dos guardas municipais com a comunidade escolar, o que cria o ambiente Escola Segura.  Além disto, o secretário afirmou que o atual governo vem intensificando os trabalhos no sentido de implantar em Uberaba um Centro de Segurança Orgânica (CSO). O objetivo é dotar os prédios públicos municipais, incluindo as mais de 70 escolas e creches, com câmeras para o devido monitoramento destes respectivos locais. “Isto ajudará, sobremaneira, na segurança que já é feita pelo Município em suas repartições.”