05/10/2023
Com o objetivo de melhorar os índices educacionais do município de Uberaba, a Secretaria de Educação (Semed), por meio da Casa do Educador Profª. Dedê Prais, promove, desde agosto, um ciclo de formação de equipes técnicas das escolas da rede municipal de ensino. O objetivo dos encontros é preparar os educadores para a aplicação da prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que acontece no período de 23 de outubro a 10 de novembro.
O projeto “Estratégias Pedagógicas para Avaliações Externas - Língua Portuguesa e Matemática” consiste em organizar, mobilizar e engajar os profissionais das unidades para alcançar o objetivo de 100% de presença e participação dos alunos na prova Saeb 2023. “As ações de formação estão voltadas para a avaliação, com foco na recomposição da aprendizagem, com a finalidade de reduzir a reprovação dos estudantes”, explicou a chefe do Departamento de Formação Profissional, Mirella Ribeiro.
Para o secretário de Educação, Celso Neto, a formação tem como objetivo atuar na melhoria dos índices de aprendizagem e auxiliar na estratégia pedagógica dos professores em sala de aula. “Em nossa gestão, estabelecemos a formação dos professores como um dos temas prioritários, reconhecendo a importância desse profissional na aprendizagem dos estudantes e, consequentemente, na qualidade da educação”, ressaltou.
Saeb - Aplicado desde 1990 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Saeb acontece a cada dois anos e é uma prova em larga escala, que oferece subsídios para elaboração, monitoramento e aprimoramento de políticas educacionais. Dessa forma, permite aos governos federais, estaduais e municipais, um diagnóstico mais preciso sobre a qualidade da educação praticada no país, a partir de dados concretos. Por meio de testes e questionários, a avaliação reflete os níveis de aprendizagem dos estudantes.
O público-alvo da avaliação são alunos do 2º, 5º e 9º ano do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio. Os resultados apurados, com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, aferidas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Secretaria Especial de Comunicação