21/08/2023

Programa Conecta Uberaba – seu Governo Digital avança na Prefeitura

A Prefeitura de Uberaba, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Informática de Uberaba (Codiub), criou o Programa Conecta Uberaba – seu Governo Digital que está informatizando todo sistema de processos e serviços relacionados à tecnologia e inovação, visando atender às necessidades de todas as secretarias da Administração Pública Direta e Indireta.

Para avançar no processo de transição, foi criada uma comissão de implantação, composta por servidores de várias secretarias e técnicos da Codiub.

A proposta da Prefeitura é que tudo o que o servidor e o cidadão precisar solicitar seja online. Os serviços poderão ser acessados de forma remota, pelo celular ou computador. Dessa forma, garantirá segurança de arquivos e dados que o servidor estará trabalhando.

O armazenamento dos novos sistemas já está sendo realizado em ambiente de computação em nuvem, com menos papel, burocracia, facilitando para todos a rotina de atividades com o uso da tecnologia.

O servidor deixará de realizar tarefas manuais e repetitivas que são facilmente executadas por um sistema, sendo mais produtivo. Será um sistema que solucionará antigos problemas, entre eles a perda de processos e tramitação lenta.

Até o momento, processos das áreas de orçamento, contabilidade, compras, almoxarifado e licitações, relacionados ao exercício 2023, já estão nascendo de forma 100% digital, incluindo assinatura eletrônica de documentos, e há avanço com a implantação dos memorandos e ofícios internos.

Segundo a prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, na outra ponta, o cidadão poderá solicitar serviços diretamente do celular ou computador com internet e terá mais agilidade nos serviços entregues, gerando economia, além de ampliar a transparência da Prefeitura.

Secretaria Especial de Comunicação