03/10/2023

Usuários da UAI celebram Dia do Idoso com piscina e bingo

Com temperatura acima dos 30ºC, usuários da Unidade de Atenção ao Idoso (UAI) passaram a manhã e à tarde desta terça-feira (3) no Clube Sesi, em Encontro da Melhor Idade promovido pela Seção de Atendimento Especial à Pessoa Idosa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Seds).

O momento de lazer celebrou o Dia Nacional do Idoso e o Dia Internacional das Pessoas Idosas, comemorados em 1º de outubro. Cerca de 100 pessoas atendidas pela UAI participaram do encontro.

Os idosos aproveitaram o dia para nadar, praticar hidroginástica e dançar dentro da água, em aulão ministrado por educadores físicos da UAI.  Além de se divertir na piscina, a turma de melhor idade jogou bingo e sinuca. O almoço e lanche da tarde foram fornecidos gratuitamente por parceiros do evento.

Há oito meses juntos, os aposentados Vera Lúcia Pontin, de 74 anos, e Carlos Alberto dos Santos, de 70, curtiram o dia um ao lado do outro. "É viver, sorrir e aproveitar a vida, que é curta. Estamos juntos dos amigos. Convivência é muito bom para nós", disse Carlos Alberto. "Eu parei de fazer crochê. Agora é só se divertir, passear, namorar e ir para a piscina", acrescentou Vera.

A secretária de Desenvolvimento Social, Erika Martins, recepcionou os idosos no início da manhã. “A convivência e o estabelecimento de vínculos são essenciais em qualquer etapa da vida, sobretudo na terceira idade, quando as queixas de solidão são comuns. Momentos prazerosos como esse fazem bem para a saúde física e mental dos idosos, elevando a autoestima e o sentimento de pertencimento a um grupo”, pontuou a secretária.

Na última semana, a Prefeitura de Uberaba retomou a reforma e manutenção da Unidade de Atenção ao Idoso, após rescindir o contrato com a primeira colocada na licitação devido a atrasos na obra. O serviço será concluído pela Construtora Soberana por R$ 475.624,94. O prazo de execução é de seis meses.

A reforma do prédio da Unidade, localizado na Avenida Leopoldino de Oliveira, no bairro Parque do Mirante, prevê pintura geral, troca de piso, reforma de portas e esquadrias, reparo no telhado e manutenção da parte elétrica e sanitária. O contrato também contempla a impermeabilização das duas piscinas para retorno da hidroginástica.

A UAI oferece atividades físicas e cognitivas e atendimento psicossocial à terceira idade. Devido à reforma, a Unidade funciona, temporariamente, na sede da Fundação Municipal de Esporte e Lazer de Uberaba (Funel), na Avenida Orlando Rodrigues da Cunha, nº 1.837, no bairro Abadia.